quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Método Científico

Uma postagem do Science Media Center (NZ)

O que classifica alguma coisa como 'ciência'? Todas as ciências usam os princípios do método científico.

O método científico tem os seguintes passos básicos:

1. Uma observação é feita sobre alguma coisa.
2. Uma hipótese lógica é formulada para explicar a observação.
3. Esta hipótese é usada para fazer predições.
4. Estas predições são testadas usando experimentos ou mais observações.
5. A hipótese é ajustada, se necessário.
6. Esses passos são repetidos até que a hipótese combine estreitamente os experimentos/observações.

Uma vez que a hipótese tenha passado por testes repetidos, ela é considerada uma teoria cinetífica. Uma teoria científica explica um fenômeno ou um conjunto de fenômenos, e pode ser usada para se fazer outras hipóteses e predições. Estas também podem ser testadas, construindo desse modo o corpo do conhecimento científico.

Uma das chaves para a ciência é a prova lógica ou evidência, que reduz a influência da crença ou inclinação pessoal na elaboração do conhecimento científico. Na ciência, a crença não é suficiente; deve haver evidência para sustentá-la.

É claro que os cientistas também são humanos, e a evidência científica, às vezes, pode estar aberta a mais de uma interpretação - especialmente se ela for uma área de pesquisa ativa onde a evidência estiver correntemente incompleta. É por isso que frequentemente existe tanto debate em ciência - de fato, o debate é uma parte essencial e valiosa do processo científico. Usualmente, à medida que a pesquisa continua, eventualmente chega-se a um consenso.

Uma idéia central em ciência é que as hipótses e teorias devem ser 'falsificáveis', significando que sempre deve haver um experimento ou uma observação que possa provar que elas não são verdadeiras. Por exemplo, a hipótese 'todos os patos são brancos' é uma hipótese científica falsificável porque ela poderia ser testada procurando-se um pato de cor diferente. Se fosse encontrado um pato marrom, seria provado que a hipótese não é verdadeira. Se fossem encontrados apenas patos brancos após muita procura, a hipótese estaria fortalecida. Dessa maneira, as hipóteses científicas nunca são realmente comprovadas como verdadeiras, mas são reforçadas pelas repetidas tentativas mal sucedidas de falsificá-las.

Outra idéia importante em ciência é a 'reprodutibilidade', que significa simplesmente que todos os experimentos, resultados e observações devem poder ser reproduzidos por outros pesquisadores.

Sources:
http://phyun5.ucr.edu/~wudka/Physics7/Notes_www/node6.html