terça-feira, 16 de novembro de 2010

Default-Mode Network

Mental introspection increases as brain areas begin to act in sync
November 15, 2010

Neurocientistas do Georgetown University Medical Center podem agora demonstrar, utilizando imagens de fMRI, porque é que o comportamento de crianças e de jovens adolescentes tendem para o egocêntrico e não para o introspectivo.

PhysOrg - Ao apresentarem seus achados no encontro anual da Society for Neuroscience em San Diego em 14 de novembro, os pesquisadores disseram que as cinco regiões distribuidas pelo cérebro que fazem a rede de default-mode (DMN) não começam a funcionar em sintonia em crianças de seis a nove anos de idade. Estas áreas se iluminam numa tomografia de fMRI, mas não simultaneamente.

A DMN só se ativa quando a mente está em repouso e lhe é permitido divagar ou sonhar acordada. Acredita-se que esta rede seja a chave de como uma pessoa entende introspectivamente ela mesma e os outros, e forma crenças, intenções e desejos através da memória autobiográfica.

Lá pela idade de 10 ou 12 anos, os pesquisadores descobriram que estas regiões difusas começaram a funcionar juntas como uma unidade, nas idades de 13 a 19 anos elas funcionam em concerto, assim como ocorre em adultos.

"Esses resultados sugerem que as crianças desenvolvem introspecção com o tempo, à medida que seus cérebros se desenvolvem", diz o primeiro autor do estudo, o neurocientista Stuart Washington, Ph.D., que estará apresentando os resultados. "Antes disso, elas são algo egocêntricas, o que não quer dizer que sejam negativamente auto-centradas, mas elas acham que todos vêem o mundo da mesma maneira que elas. Falta-lhes perspectiva".

Neste estudo, os pesquisadores procuraram entender se a conectividade entre regiões distantes do cérebro aumenta com a idade. Eles escolheram a DMN para estudar em parte porque ela consiste de um sistema disseminado de nós neuronais que funcionam em conjunto, mas que estão ligados de uma maneira que ainda não foi bemcompreendida. (Esses nós discretos poderiam estar ligados fisicamente por sinapses neuronais, ou poderiam se ativar juntos e não estarem conectados).

Pesquisas anteriores sugeriram que a DMN não está bem sincronizada em muitos indivíduos autistas, e isso pode explicar as percepções que muitos desses indivíduos expressam em testes - um ponto de vista também observado em crianças menores que não têm autismo, diz Washington.

Um exemplo que ilustra a diferença entre uma visão egocêntrica e uma visão introspectiva é o enigma simples, diz Washington: "'Jane' entra no aposento e coloca uma bola de gude em um armário, e então 'Bill' aparece, tira a bola de gude doarmário e a coloca em uma caixa. 'Jane' volta e procura a bola de gude, e ela não falou com 'Bill'. Onde ela deveria procurar a bola de gude?"


"A resposta correta, é claro, é que ela olha no armário. Mas muitos indivíduos autistas dizem que 'Jane' olha na caixa, porque eles sabem que a bola de gude está na caixa e pensam que todos sabem isso", disse Washington. A capacidade de ver o mundo pela perspectiva dos outros é chamada de 'Teoria da Mente' (ToM), e certos nós da DMN já foram associados com ela. O fracasso em desenvolver a ToM, visto em muitos indivíduos autistas e crianças menores, pode estar no disparo assíncrono da DMN, diz Washington.

Nesse estudo, a equipe de pesquisas chamou 42 participantes: 10 indivíduos de 6 a 9 anos de idade; 12 de 10 a 12 anos de idade; 9 de 13 a 19 anos de idade; e 10 de 22 a 27 anos de idade. O objetivo dos cientistas era estudar o desenvolvimento da conectividade funcional entre os nós anterior e posterior da DMN ao longo dos quatro grupos etários.

Eles deram aos participantes uma tarefa a ser executada, mas na verdade os cientistas estavam interessados em registrar a atividade cerebral que ocorria depois do final da tarefa, quando dizia-se aos pacientes para descansar.

No grupo de crianças de 6 a 9 anos de idade, os pesquisadores viram a mesma falta de sincronia vista em crianças autistas mais velhas, disse Washington.

Os participantes mais velhos do estudo estavam mais em sincronia, com a DMN funcionando, alcançando um plateau na idade adulta, disse ele. Diferenças significativas foram notadas entre as crianças e os adolescentes, e entre as crianças e os adultos, disse ele. "Esses aumentos de conectividade funcional coincidem com a atividade mental introspectiva que demonstrou-se
surgir durante a adolescência".


Provided by Georgetown University Medical Center