quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Evolução da Comunicação e da Linguagem Humanas

The evolution of human communication and language
James R. Hurford 2008
Cap. 14, In Patrizia D'Ettorre and David Hughes, editors, Sociobiology of Communication: an interdisciplinary perspective, pages 249--264. Oxford University Press.



14.1 Introdução

A linguagem humana se destaca de diversas maneiras dos tópicos de quase todos os outros capítulos desse livro. Ainda que cada sistema de comunicação possa reclamar de alguma maneira sua singularidade, a linguagem humana é espetacularmente única em sua complexidade e poder expressivo.

A complexidade é difícil de ser medida, mas um indício é dado pelo fato de que a Cambridge Grammar of the English Language (Huddleston & Pullum, 2002), que é apenas uma descrição do Modern Standard English, chegue a mais de 1.700 páginas. Os títulos da primeira meia dúzia de capítulos descritivos, de 18, são: The verb, The clause: complements, Nouns and noun phrases, Adjectives and adverbs, Prepositions and preposition phrases, and The clause: adjuncts. Nenhum sistema não-humano de comunicação exige esse grau de detalhe para ser descrito. E o inglês é apenas das mais de 6.000 línguas humanas, todas de complexidade comparável.

Quanto ao poder expressivo, também é difícil de ser medido. Não podemos enxergar muito longe na mente de animais não-humanos para saber o que, exatamente, eles podem comunicar uns aos outros, mas parece uma boa aposta que qualquer informação factual, e qualquer conteúdo emocional que possa ser transmitido por um sistema de comunicação animal, também possam ser transmitidos - ou pelo menos satisfatoriamente parafraseados - em qualquer língua humana. Acredito que podemos resumir concisamente as informações fornecidas pela dança das abelhas, por canções territoriais de pássaros e pelos gritos de alarme de macacos. Não estamos exatamente seguros do que é transmitido pelas canções das baleias, mas uma hipótese default razoável parece ser que elas transmitem mensagens que têm o mesmo poder expressivo das complexas canções dos pássaros. Podemos estar errados quanto a isso, mas a crença atual, assim, é que qualquer língua humana é capaz de comunicar a soma total de tudo que qualquer espécie animal pode comunicar, e mais ainda. Além disso, porque só nós - até onde sabemos - podemos falar entre nós sobre objetos fictícios ou abstratos, e sobre eventos muito distantes no espaço e no tempo.

Na parte central desse capítulo, listarei e discutirei algumas das mais importantes diferenças e similaridades entre as línguas humanas e os sistemas de comunicação não-humanos, em uma perspectiva evolutiva, valendo-me particularmente de resultados da psicologia comparada referente aos nossos parentes mais próximos, os primatas não-humanos.