segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Psi - Influências Retroativas Anômalas

A British Psychological Society apresenta cautelosamente o estudo de Daryl J. Bem sobre Evidências Experimentais de Influências Retroativas Anômalas, isto é, algo como percepção extrassensorial. Mas leia o abstract do artigo de Bem, traduzido abaixo. A postagem da BPS termina assim:

Então, o que está acontecendo? Bem não fornece muitas respostas, apesar de argumentar que seus fenômenos psi variam com as variáveis dos sujeitos, assim como ocorre com efeitos psicólogicos bem conhecidos. Por exemplo, os fenômenos quase sempre eram exagerados nos participantes mais extrovertidos, à procura de emoções. De uma perspectiva física, ele acredita que as explicações possam estar em efeitos quânticos. "Aqueles que seguem os desenvolvimentos contemporâneos da física moderna... saberão que diversas características dos fenômenos quânticos são incompatíveis com a nossa concepção simples da realidade física", argumenta Bem. "Muitos pesquisadores psi vêem paralelismos suficientemente convincentes entre esses fenômenos e as características do psi, garantindo que eles possam ser candidatos potenciais para as teorias do psi".

Percepção extrassensorial explicada por eventos quânticos? Por enquanto não vai dar para acreditar. Vamos aguardar...

Feeling the Future: Experimental Evidence for Anomalous Retroactive Influences on Cognition and Affect
Daryl J. Bem
Cornell University

Abstract. O termo psi denota processos anômalos de transferência de energia ou de informações que atualmente são inexplicáveis em termos dos mecanismos físicos ou biológicos conhecidos. Duas variantes do psi são a precognição (percepção cognitiva consciente) e a premonição (apreensão emocional - affective apprehension) de um evento futuro que de outro modo não poderia ter sido antecipado através de qualquer dos processos inferenciais conhecidos. A precognição e a premonição são elas mesmas casos especiais de um fenômeno mais geral: a influência retroativa anômala de algum evento futuro sobre as reações correntes de um indivíduo, sejam essas reações conscientes ou inconscientes, cognitivas ou emocionais. O artigo reporta 9 experimentos, envolvendo mais de 1.000 participantes, que testam a influência retroativa fazendo 'reversão temporal' de efeitos psicológicos bem conhecidos de modo que as respostas individuais sejam obtidas antes que os estímulos causais putativos ocorram. Os dados são apresentados para quatro efeitos de reversão temporal: abordagem precognitiva de estímulos eróticos e evitamento de estímulos negativos; treino retroativo; habituação retroativa; e facilitação ou recuperação retroativa. Todos, com exceção de um, os experimentos produziram resultados estatisticamente significativos; e, por todos os 9 experimentos, , Stouffer’s z = 6.66, p = 1.34 × 10-11 com um tamanho de efeito médio (d) de 0,22. A variável diferença-individual da procura pelo estímulo, um componente da extroversão, ficou significativamente correlacionada com a performance psi em cinco dos experimentos, com os participantes que fizeram escores acima do ponto médio de uma escala de procura de estímulo obtendo um tamanho de efeito médio de 0,43. O ceticismo sobre o psi, sobre questões de replicação e teorias do psi também são discutidos.