domingo, 14 de novembro de 2010

Aprender a ler é bom para o cérebro

Learning to read is good for the brain
November 12, 2010 by Lin Edwards

PhysOrg.com - Um novo estudo de pesquisadores da Europa descobriu que a alfabetização melhora a função cerebral mesmo em pessoas que aprendem a ler quando adultas.
O neurocientista cognitivo Stanislas Dehaene, do Institut National de la Santé et de la Recherche Medicale em Gif-sur-Yvette, França, e colegas da Bélgica, do Brasil e de Portugal, utilizaram imagem por ressonância magnética funcional (fMRI) para estudar o cérebro de 63 adultos, dos quais 10 eram analfabetos, 22 aprenderam a ler já adultos, e 31 que aprenderam a ler quando crianças.

Eles descobriram que os cérebros dos sujeitos alfabetizados apresentavam respostas mais vigorosas a palavras escritas em regiões cerebrais que são conhecidas por processarem informações visuais e em áreas do lobo temporal esquerdo, que sabe-se reagirem à linguagem falada. Essas modificações foram vistas nos dois grupos de pessoas alfabetizadas.

Ler e escrever têm sido atividades humanas desde uns 5.000 anos, o que não é um período longo o bastante para surgirem modificações evolutivas importantes. A capacidade de ler, portanto, provavelmente se vale de circuitos cerebrais que evoluiram originalmente para outros propósitos, e o novo estudo sugere que esses circuitos evoluiram para apoio da linguagem falada.

Entretanto, existe uma espéie de troca, já que os voluntários analfabetos utilizaram uma área maior da região cerebral do córtex occipital-temporal esquerdo para responder a imagens de rosotos do que os sujeitos alfabetizados. Isto pode significar que as pessoas alfabetizadas têm menos capacidade para reconhecer rostos, e há experimentos em andamento para verificar se isso é verdade.

O novo estudo é uma continuação de pesquisas anteriores de Marcel Just, da Carnegie Mellon University, em Pittsburgh, que mostrou que 100 horas de treinamento corretivo para crianças que eram leitores fracos resultaram em um crescimento correspondente de fibras de matéria branca no lobo frontal do cérebro. A matéria branca é o tecido cerebral que transporta sinais entre as regiões da matéria cinzenta onde informações são processadas. À medida que as crianças melhoraram sua leitura, a quantidade de matéria branca aumentou e sua eficiência também cresceu.

As pesquisas de Just foram as primeiras a demonstrar que exercícios cognitivos repetidos alteram a conectividade cortical do cérebro humano. Em outras palavras, aprender a ler melhor basicamente refez os circuitos dos cérebros das crianças.

More information: How Learning to Read Changes the Cortical Networks for Vision and Language, Stanislas Dehaene et al., Published Online November 11, 2010. Science, DOI:10.1126/science.1194140

Veja aqui um outro artigo (Brain changes induced by learning to read), fartamente ilustrado, de Stanislas Dehaene sobre o mesmo assunto.