terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quando a ciência está errada, e por muito tempo

Através da revista eletrônica Edge, Richard H. Thaler (University of Chicago) fez a seguinte pergunta, a ser respondida por seus pares cientistas:

A terra plana e o mundo geocêntrico são exemplos de crenças científicas erradas que foram mantidas por longos períodos. Você pode nomear seu exemplo favorito, e além do mais dizer por que se acreditou que ele fosse verdade?


George Lakoff (Cognitive Scientist and Linguist; Richard and Rhoda Goldman Distinguished Professor of Cognitive Science and Linguistics, UC Berkeley; Author, The Political Mind) respondeu:

Demonstrou-se exaustivamente em ciências cognitivas e cerebrais que a Razão do Iluminismo e a Racionalidade Clássica eram falsas sobre quase tudo. Apesar disso, elas ainda são ensinadas e utilizadas por todo o mundo acadêmico e em círculos de política progressiva. A razão humana real é muito diferente.

Aqui estão as afirmativas da razão do iluminismo, e as realidades:

Afirmativa: O pensamento é consciente. Mas a neurociência mostra que ele é em torno de 98% inconsciente.

Afirmativa: A razão é abstrata e independente do corpo. Entretanto, como pensamos com nossos cérebros e o pensamento está incorporado através do sistema sensório-motor, a razão é totalmente incorporada.

Afirmativa: A razão pode se ajustar ao mundo diretamente. Entretanto, como pensamos com o cérebro que é estruturado pelo corpo, a razão está limitada pelo que o cérebro e o corpo permitem.

Afirmativa: A razão utiliza a lógica formal. Em realidade, a razão se baseia em estruturas e é muito metafórica. As metáforas básicas surgem naturalmente em todo o mundo devido a experiências comuns e à natureza da aprendizagem neural. A literatura sobre cognição incorporada cverificou experimentalmente a realidade do pensamento metafórico. A razão humana real utiliza uma lógica baseada em estruturas e metáforas.

Afirmativa: A emoção se coloca no caminho da razão. Em realidade, a razão verdadeira requer emoção. Pacientes com dano cerebral que não podem sentir emoção não sabem o que querer, já que gostar ou não gostar nada significam para eles, e não podem julgar as emoções dos outros. Como resultado, não podem tomar decisões racionais.

Afirmativa: A razão é universal. De fato, mesmo conservadores e progressistas racionam diferentemente, e há muitas evidências de que a língua materna da pessoa afeta a maneira como ela raciocina.

Afirmativa: A linguagem é neutra, e pode se ajustar ao mundo diretamente. Em verdade, a linguagem é definida em termos de estruturas e metáforas, trabalha através do cérebro e não se ajusta diretamente ao mundo. De fato, muitos dos conceitos nomeados por palavras (por exemplo, liberdade) são essencialmente contestados e têm significados que variam de acordo com os sistemas de valores.

Afirmativa: A matemática existe objetivamente e estrutura o universo. A matemática, de fato, foi criada por matemáticos utilizando seus cérebros humanos, com estruturas e metáforas.

Afirmativa: A razão serve a seu interesse próprio. Isso é parcialmente verdadeiro, é claro, mas em grande parte a razão se baseia em conexões empáticas com os outros, que funcionam através dos sistemas neuronais de nossos cérebros.

Leia o restinho no link acima, e aproveite para ver as respostas de todos os outros participantes (tudo gente fina).