Early Training in Oral Comprehension and Phonological Skills: Results of a Three-Year Longitudinal Study
Maryse Bianco; Pascal Bressoux; Anne-Lise Doyen; Eric Lambert; Laurent Lima; Catherine Pellenq; Michel Zorman 2010
To appear in :
Bianco, M., Bressoux, P., Doyen, A.-L., Lambert, E., Lima, L., Pellenq, C., & Zorman M.. Early training in oral comprehension and phonological skills : results of a three-year longitudinal study. Scientific Studies in Reading.
Abstract. Uma amostra de 1.273 crianças de quatro anos de idade foi seguida por três anos. As crianças participaram em um de dois programas de treinamento de compreensão, ou em um programa de treinamento de consciência fonológica. Os programas de compreensão exploraram a possibilidade de melhorar a compreensão oral das crianças pequenas em umm ambiente pedagógico. O primeiro focalizou as habilidades componentes da compreensão; o segundo envolveu a leitura de um livro de histórias. As habilidades de consciência fonológica e compreensão da linguagem oral foram medidas repetidamente no decurso desse estudo. Os dados foram analisados utilizando-se modelos de curvas de crescimento multiníveis. Os resultadfos mostraram que é possível melhorar a compreensão oral se o treinamento focalizar suas ahbilidades componentes e se estender por dois semestres. Quando essas condições foram satisfeitas, os efeitos do treinamento ainda existiam nove meses após o programa ter terminado. Finalmente, o treinamento fonológico melhorou a consciência fonológica mas não a compreensão, e o treinamento da habilidade de compreensão melhorou a compreensão oral mas não a consciência fonológica.