quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Evolução da Linguagem

The Evolution of Language
Simon Kirby 2007
Language Evolution and Computation Research Unit
University of Edinburgh

In Dunbar, R. and Barrett, L., editors, Oxford Handbook of Evolutionary Psychology, pages 669--681. Oxford University Press.

Introdução: linguagem e evolução da vida

Maynard Smith & Szathmáry (1997) agruparam oito 'transições principais' na evolução da vida. Existem eventos na história de nosso planeta que sinalizam mudanças radicais na maneira como a evolução funciona. Elas começam com uma mudança na maneira como as moléculas se replicam nos estágios mais iniciais das origens da vida, através do surgimento do DNA, e continuam até incluir fenômenos posteriores de grande escala como a evolução de colônias onde até então só havia indivíduos solitários (fig 1). O que torna o trabalho desses dois eminentes biólogos evolucionistas tão interessante para nós é sua inclusão da mais recente transição evolutiva: o surgimento da linguagem.

Por que o surgimento da linguagem é um evento tão importante? O que ele tem em comum com outras transições evolutivas importantes? Uma das observações interessantes de Maynard Smith & Szathmáry é que, a despeito de sua diversidade, essas transições têm algumas características em comum. Em particular, muitas dessas transições fizeram com que surgisse um novo mecanismo para a transmissão de informações. A linguagem, argumentam eles, provê tal mecanismo novo - capacitando essencialmente um sistema de transmissão cultural com hereditariedade ilimitada.

É claramente verdadeiro que a linguagem permite a transmissão e o armazenamento de informações culturais muito complexas. Sem dúvida, é esse aspecto de nossa herança biológica que torna tão grande o impacto de nossa espécie, e tão incomum. Mas como a linguagem humana realiza isso? Para responder essa pergunta, vale a pena investigar brevemente as características estruturais da linguagem e as características da linguagem enquanto dote biológico.

(Veja as figuras no original)

Leia também:

Innateness and culture in the evolution of language
Simon Kirby, Mike Dowman, and Thomas L. Griffiths 2005

A Solution to the Logical Problem of Language Evolution: Language as an Adaptation to the Human Brain
Nick Chater & Morten H. Christiansen 2009