segunda-feira, 7 de junho de 2010

A Evolução dos Cérebros


Como é que o cérebro humano, com suas múltiplas capacidades, evoluiu a partir de funções básicas de organismos simples que viveram há um bilhão de anos? John Allman trata dessa questão em Evolving Brains, um provocativo estudo da evolução do cérebro que apresenta aos leitores alguns dos mais notáveis desenvolvimentos da ciência nos últimos anos. O livro integra uma multiplicidade de desenvolvimentos evolutivos que envolvem genética, reação às variações climáticas, organização social, o sistema nervoso, o meio ambiente e o comportamento. Valendo-se de boa quantidade de descobertas novas em genética molecular e paleontologia, Evolving Brains revela muitos dos mecanismos fisiológicos básicos que influenciaram a formação dos nossos cérebros. Por exemplo, não é acidentalmente que nosso cérebro está localizado perto da entrada do estômago, porque uma das funções mais básicas do cérebro é encontrar coisas boas para comer e rejeitar toxinas.

Indo do micromundo dos genes ao macromundo da evolução e do comportamento, o livro mostra como cérebros grandes se desenvolveram como uma proteção contra os perigosos acasos de um meio ambiente sempre em mudança, e como a evolução de cérebros grandes dependeu crucialmente da formação da família extendida. O surgimento da família e sua necessidade de comunicação, por sua vez, levou ao desenvolvimento da linguagem.

Um dos mais claros mapas, até hoje, da longa e acidentada jornada do cérebro através do tempo, Evolving Brains revela um retrato mais completo de quem somos e de onde viemos.
*******************************************

Evolving Brains
John Morgan Allman