terça-feira, 1 de junho de 2010

Processamento de informação no recém-nascido - os interneurônios

Mechanism Found That Prepares the Newborn's Brain for Information Processing

ScienceDaily (May 16, 2010) - Juntamente com colegas franceses, pesquisadores da University of Helsinki descobriram um mecanismo no centro de memória do recém-nascido que ajusta o amadurecimento do cérebro para o processamento de informação que é necessário em sua vida posterior.

Os neurônios do cérebro de um recém-nascido estão conectados de maneira bastante desorganizada. Em meio ao caos, eles estão procurando contato uns com os outros, e apenas mais tarde são capazes de operar como redes neurais interativas.

Muitas operações cognitivas como atenção, memória, aprendizagem e certos estados de sono baseiam-se em interações rítmicas de redes neurais. Por um longo tempo os pesquisadores se interessaram em encontrar o estágio de desenvolvimento do cérebro no qual as características funcionais e as interconexões estivessem suficientemente desenvolvidas para estas sutís funções cerebrais.

Os protagonistas principais desse processo de amadurecimento incluem um tipo de célula nervosa chamada interneurônio, e pesquisas recentes esclarecem seu desenvolvimento funcional. Os pesquisadores notaram que a atividade dos interneurônios se modifica dramaticamente durante o início do desenvolvimento. No centro de memória do cérebro, eles descobriram um mecanismo que ajusta as modifcações da atividade dos interneurônios.

Os interneurônios são um tipo de células de controle. No sistema nervoso de um recém-nascido, eles promovem a criação de contatos entre células nervosas, e por outro lado impedem a atividade rítmica prematura das redes neurais. Durante o desenvolvimento, o papel controlador se modificará, e o resultado é que a rede neural se torna mais eficientemente rítmica. Isto pode ser visto, por exemplo, no fortalecimento do sinal do EEG durante o sono.

O mecanismo que ajusta a atividade dos interneurônios está relacionado à fase do desenvolvimento que prepara o cérebro para processar e manipular (sorry) as informações que são necessárias posteriormente. A descoberta também pode oferecer meios mais detalhados para se intervir nos distúrbios elétricos das redes neurais em desenvolvimento, como a epilepsia.


Artigo original:
High Firing Rate of Neonatal Hippocampal Interneurons Is Caused by Attenuation of Afterhyperpolarizing Potassium Currents by Tonically Active Kainate Receptors
M. Segerstrale, J. Juuri, F. Lanore, P. Piepponen, S. E. Lauri, C. Mulle, T. Taira
Journal of Neuroscience, 2010; 30 (19): 6507
DOI: 10.1523/JNEUROSCI.4856-09.2010

Outros artigos de interesse:

Molecules and mechanisms involved in the generation and migration of cortical interneurons
Luis R Hernández-Miranda, John G Parnavelas and Francesca Chiara 2010
Department of Cell and Developmental Biology, University College London

Migratory Response of Interneurons to Different Regions of the Developing Neocortex
Joanne M. Britto, Kunihiko Obata, Yuchio Yanagawa, & Seong-Seng Tan 2006

GABAergic Hub Neurons Orchestrate Synchrony in Developing Hippocampal Networks
P. Bonifazi, M. Goldin, M. A. Picardo, I. Jorquera, A. Cattani, G. Bianconi, A. Represa, Y. Ben-Ari, R. Cossart 2010