Language acquisition in developmental disorders 2010
Michael S. C. Thomas
Department of Psychological Sciences, Birkbeck College University of London
Abstract. Nesse capítulo, faço a revisão de pesquisas recentes sobre aquisição de linguagem em distúrbios do desenvolvimento, e sobre os esclarecimentos que esses achados nos dão sobre a natureza da aquisição de linguagem em crianças de desenvolvimento típico. Os distúrbios abordados incluem Distúrbio Específico de Linguagem (Specific Language Impairment), autismo, síndrome de Down e síndrome de Williams. Argumento que os distúrbios de linguagem deveriam ser compreendidos em termos das diferenças dos limites impostos ao processo de aprendizagem, mais do que em termos do sistema normal que tenha componentes defeituosos ou no qual faltem componentes. Sublinho a natureza integrativa desse processo de aprendizagem e como propriedades tais como redundância e compensação podem ser caracterísitcas importantes dos sistemas de aprendizagem com limites atípicos. Estas idéias, assim como as novas metodologias que agora estão sendo usadas para se estudar as variações das vias da aquisição de linguagem, são ilustradas por estudos de caso da síndrome de Williams e do Distúrbio Específico de Linguagem.