sábado, 26 de junho de 2010

Como é que aprender a ler afeta a percepção de fala?

How does learning to read affect speech perception?
Gregory Hickok
Friday, June 25, 2010

Oh céus... Depende do que v. quer dizer com 'percepção de fala' (Ainda isso).

Acabei de ler, esperançoso, um estudo do número atual do J. Neuroscience, de Pattamadilok et al., intitulado "How Does Learning to Read Affect Speech Perception?" Eu estava realmente animado porque, como já notei antes, existem evidências indicando que a capacidade de desempenhar certas tarefas de 'percepção de fala' (por exemplo, discriminação/identificação de sílabas), parece depender da capacidade de ler. Supondo que os analfabetos, ainda assim, podem entender a linguagem falada (afinal, fazemos isso há centenas de milhares de anos), tal achado parece indicar que essas tarefas de 'percepção de fala' não estão realmente medindo a percepção de fala enquanto considerada no processamento normal da linguagem.

Eu estava esperando que esse novo estudo fosse tratar desse assunto, mas ao invés, ainda que os autores estejam cientes dessas questões sobre tarefas, o relatório faz mais para perpetuar a confusão sobre a percepção de fala e o 'processamento fonológico' do que para esclarecer as coisas. Consistentemente com o campo em geral, o relatório de Pattamadilok et al. registra grande número de termos (nem sempre definidos) que um leitor pode aceitar como significando a mesma coisa (percepção de fala, processamento de fala, representações fonológicas, processamento fonológico, padrões fonoarticulatórios), e eles os empregam ou a eles se remetem com referência a uma lista de tarefas (decisão léxica, avaliação de rima, consciência fonológica), nenhuma das quais jamais foi provavelmente executada quando o sistema humano de percepção de fala estava se desenvolvendo.

Por que isso é um problema?


Não deixe de ler o final dessa novela.