Abstract. A aquisição da capacidade de leitura é um dos principais marcos do desenvolvimento cognitivo humano. No nível neural, uma nova rede se desenvolve durante esse período, à medida que as crianças, tipicamente, aprendem a associar os sons bem conhecidos de sua linguagem falada com caracteres desconhecidos das linguagens alfabéticas, e finalmente a acessar o significado das palavras escritas, permitindo leituras posteriores. Um componente crítico da rede de leitura amadurecida localizada no córtex occípitotemporal esquerdo, chamado de 'sistema da forma de palavra visual' (VWFS - visual word-form system) apresenta ativação sensível a texto impresso nos leitores. Quando e como a sensibilidade do VWFS a texto impresso surge, é uma questão em aberto. Nesse estudo, nós demonstramos o início da sensibilidade do córtex occípitotemporal a texto impresso utilizando fMRI (n = 16) e potenciais evocados (ERP - event-related potentials) (n = 32) em um estudo de treinamento longitudinal e controlado. A sensibilidade a texto impresso de processos rápidos (menos de 250 ms) nas regiões occípitotemporais posteriores acompanhou a aprendizagem associativa básica das correspondências letra-fala em crianças (idade média: 6.4 +/- 0.08) de jardim de infância que não liam, como se demonstra nos resultados de ERP e fMRI concordantes. Assim, a sensibilidade occípitotemporal a texto impresso se estabelece durante a fase mais inicial da aquisição da leitura da infância, sugerindo que uma parte crucial da rede posterior de leitura primeiro assume o papel de mapear texto impresso e som.
Brain sensitivity to print emerges when children learn letter–speech sound correspondences
Silvia Brema, Silvia Bacha, Karin Kucian, Tomi K. Guttorma, Ernst Martin, Heikki Lyytinena, Daniel Brandeis and Ulla Richardson 2010
Edited by Michael Posner, University of Oregon
Das Referências:
The neural code for written words: a proposal
Stanislas Dehaene, Laurent Cohen, Mariano Sigman and Fabien Vinckier 2005
(Já postei esse artigo, mas aí vai ele de novo)
Impaired tuning of a fast occipito-temporal response for print in dyslexic children learning to read
Urs Maurer, Silvia Brem, Kerstin Bucher, Felicitas Kranz, Rosmarie Benz, Hans-Christoph Steinhausen and Daniel Brandeis 2007
Age-Related Changes in Reading Systems of Dyslexic Children
Bennett A. Shaywitz, Pawel Skudlarski, John M. Holahan, Karen E. Marchione, R. Todd Constable, Robert K. Fulbright, Daniel Zelterman, Cheryl Lacadie, and Sally E. Shaywitz 2007
Outros artigos de interesse:
Development of Neural Systems for Reading
Bradley L. Schlaggar1, and Bruce D. McCandliss 2007
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Tiina Parviainen 2007
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Elizabeth S . Norton, Ioulia Kovelman and Laura-Ann Petitto 2007
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Sophie Schwartz 2007