quarta-feira, 30 de junho de 2010

Georges Canguilhem


Canguilhem fez história com o livro que escreveu com base em sua tese de doutorado, O Normal e o Patológico (há tradução brasileira, da Forense-Universitária). Estamos falando da década de 1940, mas ele se firmou como uma autoridade em filosofia da ciência, graças à sua formação científica (medicina) e filosófica na Universidade de Estrasburgo. Bem, estas são as cinco partes em que se divide o livro:

Parte 1 - Metodologia
Parte 2 - Epistemologia
Parte 3 - História
Parte 4 - Interpretações
Parte 5 - Problemas

Depois vem uma bibliografia comentada, por Camille Loges, em excelente trabalho de pesquisa e apresentação. Divide-se em duas partes, uma seleção dos trabalhos mais significativos de Canguilhem e uma seleção das críticas (reviews) e comentários feitos sobre suas obras. A editoria (abaixo) diz o de sempre:

Georges Canguilhem (1904-1995) was one of France's foremost historians of science. Trained as a medical doctor as well as a philosopher, he combined these practices to demonstrate to philosophers that there could be no epistemology without concrete study of the actual development of the sciences and to historians that there could be no worthwhile history of science without a philosophical understanding of the conceptual basis of all knowledge. A Vital Rationalist brings together for the first time a selection of Canguilhem's most important writings, including excerpts from previously unpublished manuscripts and a critical biography by Camille Limoges.

A Vital Rationalist: Selected Writings from Georges Canguilhem
François Delaporte & Arthur Goldhammer
Zone Books 2000 481 Pages PDF 11 MB
http://www.megaupload.com/?d=YUCCS6OP ou