Estudo revela como ocorrem aprendizagem e memória
(PhysOrg.com) June 28, 2010
A descoberta foi feita na University of Leicester, no laboratório do Professor Andrew Tobin, Professor de Biologia Celular, e Wellcome Trust Senior Research Fellow. O trabalho teve a colaboração de outros cientistas, e foi publicado na journal PNAS - Proceedings of the National Academy of Sciences.
Disse o Prof. Tobin: 'O trabalho se concentra nos mecanismos através dos quais formamos memórias. Nós descobrimos uma das principais proteínas envolvidas no processo da memória e da aprendizagem. Esta proteína está presente na região do cérebro na qual as memórias são armazenadas. Nós descobrimos que para a fixação de qualquer memória esta proteína, chamada de receptor M3-muscarinic, tem que ser ativada'.
'Também determinamos que esta proteína para por modificações muito específicas durante a formação de uma memória. A esse respeito, nosso estudo revela pelo menos um dos mecanismos moleculares que estão em operação no cérebro quando formamos uma memória, e isso representa um importante avanço em nossa compreensão sobre como fixamos memórias'.
'Esta descoberta não só é interessante por si mesma, como também tem importantes implicações clínicas. Um dos principais sintomas da doença de Alzheimer é a perda de memória. Nosso estudo identifica um dos mais importantes processos envolvidos em memória e aprendizagem, e afirmamos no estudo publicado que drogas projetadas para atingir a proteína identificada na pesquisa seriam benéficas para se tratar a essa doença'.
O Professor Tobin disse que todos ficaram muito animados com a descoberta de sua equipe e com sua potencial utilização. 'Foi fascinante observar os processos moleculares envolvidos na formação da memória. Ficamos satisfeitos não só com a importância científica de nossa descoberta, mas também pelas possibilidades de que nosso trabalho possa ter um impacto na elaboração de drogas para o tratamento da doença de Alzheimer'.
"The M3-muscarinic receptor regulates learning and memory in a receptor phosphorylation/arrestin-dependent manner" appeared in the Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) 2010 Vol 107 pages 9440-5. http://www.pnas.org/content/107/20/9440.long