sábado, 27 de março de 2010

A velocidade do pensamento


Certamente não li todos os artigos de Carl Zimmer. Mas todos os que tive oportunidade de ler eram muito bons. O sujeito não falha. É sempre interessante, bem escrito, informado. BS-free.

Eis aqui uma partezinha do artigo para hoje, que está aqui, só para dar água na boca:

"O pensamento pode não ser instantâneo, mas quase sempre é rápido o bastante para que pareça ser. A necessidade de velocidade no sistema nervoso não difícil de entender. Muitos animais dependem de seus nervos para perceber o perigo e escapar de seus prdadores; os predadores, por sua vez, dependem de seus nervos para armarem um ataque rápido. Mas a velocidade também nos influencia de maneiras surpreendentes.

Em um experimento comum para estudar a velocidade do pensamento, os pesquisadores mostram rapidamente aos sujeitos do teste uma letra 'U' de cabeça para baixo e perguntam que 'perna' dele é mais longa. Ocorre que os tempos de reação dos sujeitos revelam bastante sobre suas vidas em geral. As pessoas com respostas mais rápidas tendem a ter melhores resultados em testes de inteligência. Alguns psicólogos argumentaram que uma alta velocidade de processamento do cérebro é um ingrediente vital da inteligência. As respostas ficam mais vagarosas quando as pessoas têm certos distúrbios psicológicos como depressão. Mais enigmático, é que as pessoas com tempos lentos de reação são mais propensas a morrer de incidentes como derrames (AVE) ou ataques cardíacos.

A alta velocidade também é crucial para a maneira como percebemos o mundo. Três ou quatro vezes por segundo, nossos olhos arremetem em uma nova direção, permitindo-nos apenas um décimo de segundo para dar sentido ao que vemos em cada ponto. E fazemos um uso notavelmente bom desse tempo. Recentemente, as neurocientistas Michelle Greene e Aude Oliva, do M. I. T., executaram um experimento no qual mostravam rapidamente às pessoas uma série de paisagens, e depois faziam perguntas sobre as cenas. Por exemplo: havia florestas na figura? Parecia um lugar quente? As pessoas se davam bem nesses testes, mesmo quando passavam os olhos pelas figuras por menos de um décimo de segundo
".

Ainda na Discover, por exemplo:

The Dark Matter of the Human Brain
Meet the forgotten 90 percent of your brain: glial cells, which outnumber your neurons ten to one. And no one really knows what they do.
by Carl Zimmer
From the September 2009 issue; published online August 19, 2009

Humanity's Other Basic Instinct: Math
New research suggests that math has evolved its way right into our neurons—and monkeys', too.
by Carl Zimmer
From the November 2009 issue; published online November 17, 2009

Pequena bio de Zimmer.