terça-feira, 16 de março de 2010

Bigger than Chaos


O livro é complexo (sorry).
Strevens até coloca à disposição um site para ler outras explicações: www.stanford.edu/~strevens/bigger. Mas Ned Hall, professor de filosofia do Massachusetts Institute of Technology, diz que o "livro é um modelo de clareza, nos níveis 'macro' e 'micro'". Já Alan Hajek, professor de filosofia do California Institute of Technology, aponta para sua finalidade: "Este impressionante livro faz uma pergunta importante: como é que sistemas de muitas partes interatuantes, e que desse modo apresentam uma complexidade de baixo nível, fazem surgir uma simplicidade de alto nível?" Anyways, o o próprio autor explica nas primeiras páginas:

"Um ecossistema é um emaranhado de milhares de vidas, cada uma delas traçando seu caminho intrincado por vezes ao longo do caminho de outras vidas, às vezes através desse caminho. Cada movimento de uma criatura depende do comportamento de outras criaturas à sua volta - aquelas que podem comê-la, que podem comer seu alimento e aquelas com as quais pode se acasalar. Esse comportamento, por sua vez, depende dos comportamentos das outras criaturas, e assim por diante, com a desordem geral do clima e do resto do mundo adicionando outras convoluções. Reunindo tudo, essas histórias entrelaçadas, e futuras histórias, fabricam uma filigrana fantasticamente irregular das trajetórias da vida.

Agora dê um passo atrás. Os caminhos individuais ficam imprecisos, misturam-se uns com os outros até que tudo que pode ser apreendido são os padrões gerais da existência, os altos e baixos populacionais, e pouco mais do que isso. Nesse nível de observação, agora surge algo bastante novo: a simplicidade. As súbitas voltas e reviravoltas da vida individual se vão, deixando apenas - em muitos casos - um padrão populacional estável ou levemente cíclico. (...)
O fenômeno é bastante disseminado: sistemas de muitas partes, não importando de que são feitas essas partes ou como elas interagem, frequentemente comportam-se de maneira simples. É quase como se alguma coisa da complexidade de baixo nível e o próprio caos fosse responsável pela simplicidade de alto nível. O que poderia ser isso? Este é o assunto desse livro
".

Bigger than Chaos: Understanding Complexity through Probability
Michael Strevens
Harvard University Press 2003 432 pages PDF 3 MB
http://depositfiles.com/files/mmbj237bs ou
http://www.megaupload.com/?d=FQVIH2A3