domingo, 7 de março de 2010

O cérebro ao espelho


O leitor Jaime Pombinho (PT) enviou esse documentário sobre o cérebro para ser compartilhado com todos. É canadense, de 2008, e tem imagens funcionais (streaming) que eu ainda não tinha visto. A qualidade não é HD, mas é boa. Dito isso, aos defeitos: não é legendado, é dublado (para alguns, isso não é defeito, mas eu prefiro legendas); os cientistas vão aparecendo e falando, mas não há indicações de quem sejam, só ao final, em uma lista que não liga os nomes às pessoas que v. viu. Eu conhecia dois (Freeman e Ramachandran), e tive que adivinhar o resto. Onde já se viu? Diz o Jaime:

"Neste documentário, são abordados temas como a consciência, a redes neuronais, a teoria da modularidade neuronal, neurogénese, a percepção, a atenção, a aprendizagem, neurónios espelho, a minha tão querida plasticidade... enfim um festim que acho, sinceramente, a não perder.

http://hotfile.com/dl/26947381/10577e1/O.Cerebro.ao.Espelho.TVRip.XviD-spinky.rar.html

Sinopse Oficial: O Odisseia convida-os a entrar nas profundezas do cérebro e chegar à origem mesmo da consciência e do pensamento. Como podemos saber se uma pessoa em coma poderia voltar a estar consciente? Como uma pessoa invisual pode chegar a ver através da língua? Por que os amputados experimentam sensações estranhas acreditando possuir contudo os membros perdidos? Por que precisamos ter consciência de nós próprios e dos outros para poder sobreviver e ser felizes? Hoje em dia estas perguntas encontram resposta graças a novas investigações em neurocirurgia centradas nos mecanismos do cérebro e na ligação entre o corpo e a mente. Os cientistas mais eminentes da América do Norte e Europa partilharão as suas descobertas, ideias e perguntas connosco. Para isso, é de vital importância chegar a compreender o porquê da capacidade cerebral da consciência nos seres humanos
".

Achei o fino essa tal de 'pessoa invisual'.