segunda-feira, 22 de março de 2010

A física da música


Da editoria: "Por que um cravo tem som diferente de um piano? Ou também: por que o C (nota musical 'do') médio de um piano difere do C médio de um diapasão, ou de um trombone, de uma flauta? Good Vibrations explica em linguagem clara e amigável a incrível física responsável não só por essas diferenças como também por toda a gama de ruídos que chamamos de música. As propriedades físicas e a história do som são um estudo fascinante. A turnê de Barry Parker pela física da música detalha como os instrumentos, a acústica dos aposentos, a eletrônica e os seres humanos criam e alteram os variados sons que escutamos. Utilizando a física como base, Parker discute a história da música, como os sons são feitos e percebidos e os diversos efeitos da ação sonora. Noprocesso, ele demonstra o que a acústica pode nos ensinar sobre a teoria quântica e explica a relação entre os harmônicos e a teoria das ondas.

Temperado com historinhas e exemplos que ilustram os conceitos principais, esse livro fornece uma base sólida relativa à física real e teórica da física da música.

Barry Parker é
professor emeritus de física na Idaho State University, e autor de The Isaac Newton School of Driving e de Death Rays, Jet Packs, Stunts, and Supercars, ambos publicados pela Johns Hopkins".

Good Vibrations: The Physics of Music
Barry Parker