terça-feira, 9 de março de 2010

Neural correlates of prosody

Os correlatos neurais da prosódia e a estrutura da informação. Evidências de estudos de ERPs e de fMRI
The neural correlates of prosody and information structure. Evidence from ERPs and fMRI studies
Diana Dimitrova 2008
Center for Language and Cognition, Gröningen
Discourse and Communication Research Group

Como é que um projeto de dissertação pode ser útil para outros pesquisadores? Veja por si mesmo(a), aqui. Abaixo a tradução da Introdução. E veja a bibliografia.

Introdução

Esse projeto de dissertação procura examinar o papel da prosódia no processamento da estrutura da informação em holandês. A prosódia permite que os interlocutores empacotem e interpretem a estrutura linguística das informações em categorias tais como foco e fundo. Além disso, a prosódia serve de ligação entre informações linguísticas e extra-linguísticas.

A compreensão da linguagem falada pode ser vista como um processo online de decodificação e interpretação incremental de diversos níveis gramaticias com base nas expectativas dos ouvintes da estrutura linguística e prosódica das informações advindas do discurso. Recentes estudos de ERP (Event Related brain Potentials) fornecem evidências sobre a natureza baseada em expectativas do processamento de informações: a suposta proeminência prosódica com respeito a um discurso anterior se reflete em uma deflexão negativa do ERP (isto é, negatividade de expectativa. Hruska et al. 2001). Além disso, o cérebro humano também é sensível à esperada percepção da estrutura de foco (CPS, Steinhauer et al. 1999). Portanto, diferentes funções linguísticas podem ser atribuidas a distintos correlatos neurológicos.

Ainda que o papel do discurso na integração de informações seja indiscutível, ainda não está claro como e quando a prosódia é integrada na representação do discurso quando as expectativas são violadas através de uma discordância de foco-acento. São essas inconsistências sobre processamento de prosódia que pretendo abordar em experimentos de ERP e fMRI (functional Magnetic Resonance Imaging).

(...)

Em resumo, os resultados do projeto de dissertação permitirão uma melhor compreensão do caráter incremental e dos correlatos neurais do processamento de prosódia com respeito à sua natureza, decurso temporal de integração e localização no cérebro humano.