segunda-feira, 1 de março de 2010

Inteligência Geral I


Neurocientistas descobrem sistema cerebral por trás da inteligência geral
PhysOrg - February 22, 2010
(à esquerda, Ralph Adolphs)

Uma equipe de neurocientistas do California Institute of Technology, da University of Iowa, University of Southern California, e da Autonomous University of Madrid mapeou as estruturas cerebrais que afetam a inteligência geral.

O estudo, a ser publicado em 22 de fevereiro numa pré-edição do PNAS, traz novas idéias para dar resposta a uma questão controversa: o que é a inteligência, e como podemos medí-la? A equipe de pesquisa incluiu Jan Gläscher, principal autor do artigo e pós-doutorando do Caltech, e Ralph Adolphs, Professor Bren de Psicologia e Neurociência e professor de biologia. Os cientistas do Caltech formaram uma equipe com pesquisadores da University of Iowa e da USC para examinar um conjunto de dados singularmente grande de 241 pacientes com lesão cerebral que tinham feito testes de QI. Os pesquisadores mapearam o local da lesão de cada paciente em seu cérebro e fizeram uma correlação disso com o escore de QI de cada paciente para produzir um mapa das regiões do cérebro que influenciam a inteligência.

"A inteligência geral, quase sempre chamada de fator-g de Spearman, tem um conceito bastante discutido", diz Adolphs. "Mas a idéia básica que o fundamenta não está em discussão: na média, os escores das pessoas em muitos tipos diferentes de testes estão correlacionados. Algumas pessoas só têm escores altos, em geral, ao passo que outras geralmente só têm escores baixos. A questão óbvia a ser feita a seguir é se essa habilidade geral depende de regiões específicas do cérebro".

Os pesquisadores descobriram que, ao invés de estar situada em uma única estrutura, a inteligência geral é determinada por uma rede de regiões ao longo dos dois lados do cérebro.

"Um dos principais achados, que realmente nos surpreendeu, foi que havia um sistema distribuido aqui. Diversas regiões do cérebro, e as conexões entre elas, é que são importantes para a inteligência geral", explica Gläscher.

"Pode ser que a inteligência geral não dependa de áreas específicas, mas tenha a ver com a totalidade das funções cerebrais", acrescenta Adolphs. "Mas não foi isso que encontramos. De fato, as regiões e conexões particulares que encontramos estão bastante alinhadas com uma teoria existente sobre a inteligência chamada 'teoria da integração parieto-frontal'. Ela diz que a inteligência geral depende da capacidade do cérebro em integrar - juntar - diferentes tipos de processamento, como a memória de trabalho".

Os pesquisadores dizem que os achados abrirão a porta para outras investigações sobre como o cérebro, a inteligência e o meio ambiente interagem.

Provided by the California Institute of Technology
********************************************

O artigo desta postagem é uma das referências (no. 69) do artigo abordado na Inteligência Geral II, a seguir.
(69) Gläscher, J. et al. Lesion mapping of cognitive abilities linked to intelligence. Neuron 61, 681–691 (2009).The first brain-wide lesion study on intelligence based on a large sample, which allowed stronger inferences on the necessity of brain regions for general cognitive functions than other structural neuroimaging studies. Leia-o aqui