No jornal americano The Washington Post de 15 de dezembro de 2009, foi publicado o artigo abaixo. Não é um artigo acadêmico, certamente, mas está carregado de bom senso e concorda com as pesquisas científicas que tive a oportunidade ler. Vou desconsiderar o uso da expressão 'book whisperer', no título.
Book Whisperer: Are good readers born or made?
'Minha convidada hoje é Donalyn Miller, uma professora de artes da sexta série no Texas, e especialista em leitura. É autora de “The Book Whisperer: Awakening the Inner Reader in Every Child” e escreve sobre o ensino da leitura na teachermagazine.org'.
Os bons leitores nascem assim ou são feitos?
By Donalyn Miller
Uma recente pesquisa da Carnegie Mellon University indica que as crianças matriculadas em um programa corretivo de leitura intensivo, com cem horas de duração, melhoraram tanto a habilidade de leitura como as conexões da matéria branca de seus cérebros.
Ao mesmo tempo que esse estudo é promissor para educadores e clínicos que trabalham com leitores em desenvolvimento, uma menção casual do estudo se sobressaiu - as 25 crianças referidas como 'excelentes leitoras' do grupo controle ainda tiveram melhor desempenho do que as 35 crianças de terceira e quinta séries que participaram do programa de correção.
A crença disseminada de que alguns leitores possuem um dom inato, como artistas ou atletas, deixa muitas crianças em má posição. Frequentemente ouço seus pais dizerem, 'Bem, meu filho não dá para a leitura', como se a fada da leitura tivesse passado direto por seu filho quando estava distribuindo suas benesses. Os educadores também fazem isso. Gratos porque pelo menos algumas de nossas crianças têm capacidade adequada de leitura, concentramos nossos esforços pedagógicos naquelas crianças que terão que lutar para dominar as habilidades básicas. Então, e quanto àqueles bons leitores? O que têm eles que os outros não têm? Os bons leitores nascem assim ou são feitos? O que é que aqueles leitores fortes estão fazendo enquanto os leitores fracos passam horas ocupados com aulas de leitura básica? Eles estão lendo.
Os bons leitores sempre superam os leitores mais fracos porque eles praticam, refinam e expandem sua capacidade de leitura através de horas e horas de leitura. Imagine aprender a dirigir em um simulador, sem nunca estar atrás do volante de um carro de verdade. Não importa quantas aulas corretivas as crianças recebam na escola, elas nunca alcançarão as que são boas leitoras porque não lêem o sudiciente para melhorar.
Richard Allington, respeitado pesquisador da leitura, descobriu que 'A média dos alunos com melhores resultados lê aproximadamente três vezes mais, por semana, do que seus colegas com resultados piores, não incluindo a leitura fora da escola'. E o impacto dessa leitura toda é cumulativo. Quanto mais as crianças lêem, mais leituras continuam fazendo.
Está claro que as crianças precisam ler muito para se tornarem melhores leitores, mas fazer com que crianças peguem um livro, em primeiro lugar, é um desafio para os pais e os professores. Como é que motivamos e inspiramos as crianças para que leiam? Acredito que os leitores são feitos, não nascem assim. Observando os comportamentos de leitores ávidos, as condições que aumentam o compromisso com a leitura se aplicam tanto à leitura de casa como da escola. Essas condições incluem:
Tempo para ler. As crianças precisam de um tempo dedicado à leitura todos os dias, tanto na escola como em casa. Eu gosto muito de 'Glee' e 'Top Chef', como todo mundo, mas gravo esses programas para serem vistos depois da hora da leitura em família. Quinze minutos por dia são melhores do que nada. Todo mundo lê alguma coisa de sua escolha - um artigo, uma postagem em um blog, um livro, uma revista. O mesmo conselho se aplica à escola. Se quisermos que nossos alunos leiam, temos que separar algum tempo de aula, todos os dias, para sua leitura independente. Não apenas para os bons leitores, mas para todos. Há evidências de que as crianças que lêem mais na escola levam para casa esse hábito de leitura.
Acesso a livros. As crianças precisam estar cercadas de livros. Em lares de classe média, as crianças têm mais livros, visitam mais a biblioteca, e frequentam escolas com salas de aula e bibliotecas mais sortidas. Nas comunidades de baixa renda, onde possuir livros pode ser um luxo, dispor de livros através da escola e das bibliotecas se torna crucial para vencer o obstáculo da diferença de acesso.
Reduzir o desenvolvimento do acervo e encurtar as horas na biblioteca devem ser as últimas escolhas quando o orçamento exigir cortes. O acesso a livros também significa livros que se combinem com os níveis de leitura das crianças - desde o leitor avançado até o leitor que se esforça, e todos os leitores entre esses dois pólos. Jogar uma pilha de livros aos pés das crianças não vai resolver o assunto, se elas não puderem ler o que v. está oferecendo.
Os papéis de modelo para a leitura. Stephen Krashen, autor de "The Power of Reading", lembra-nos que 'As crianças lêem mais quando vêem outras pessoas lendo'. Eu vejo leitores por toda parte - meu próprio sexto-sentido - mas as crianças precisam ver leitores por toda parte, também. Os adultos que lêem e que compartilham seu amor pela leitura com as crianças, enviam uma poderosa mensagem: que a leitura tem interesse por razões pessoais, e não só por razões escolares.
A escolha do material de leitura. Os seres humanos preferem fazer suas próprias escolhas. Lembra-se daquela última iniciativa recomendada no trabalho? Como v. respondeu ao apelo? Mesmo quando o programa tem mérito, nós resmungamos por nos dizerem o que fazer. Os leitores sentem o mesmo quando lhes dizem o que ler. Pelo menos por um certo tempo, as crianças deveriam escolher seus próprios livros. Forçar as crianças a ler livros que não têm interesse para elas afasta totalmente as crianças da leitura. Acima de tudo, as crianças merecem grandes expectativas de que podem ler. As crianças não devem receber o recado de que algumas pessoas são leitores natos, mas que elas não são.
Proven Programs, Profits, and Practice
Ten Unprofitable but Scientific Strategies for Improving Reading Achievement
Richard L. Allington 2001
University of Tennessee