sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sean Carroll fala da Seta do Tempo


O grande físico teórico do CalTech (California Institute of Technology) é entrevistado por John Matson: "Em seu novo livro, From Eternity to Here (Dutton, 2010 - veja seu índice, anotado, aqui), o físico Sean Carroll explica porque o tempo marcha irremediavelmente em uma direção. Expandindo conceitos de seu artigo de junho de 2008 na revista Scientific American, The Cosmic Origins of Time's Arrow, Carroll argumenta a favor da necessidade de se mesclar três conceitos aparentemente diversos: tempo, entropia e cosmologia". O site apresenta uma transcrição editada da entrevista, e traduzo uma parte.

What Keeps Time Moving Forward? Blame It on the Big Bang
A timely Q&A with physicist Sean Carroll about how our one-way trip from past to future is entangled with entropy and the origin of the universe
By John Matson January 7, 2010

JM: O que há de tão interessante sobre o tempo? Para um observador leigo, ele é algo que passa e não há nada que se possa fazer; é imutável.

SC: Duas coisas me inspiraram para escrever esse livro. Uma, é que o tempo é algo com o que todos estamos familiarizados. Todos nós o usamos - ninguém tem dificuldade de ver as horas em um relógio. Mas quando v. age como bom cientista ou filósofo, surge um enigma: as leis fundamentais da física tratam o passado e o futuro como sendo exatamente a mesma coisa, ao passo que o mundo não faz isso. Existe uma grande diferença - o passado aconteceu, e o futuro ainda está para ser alcançado. Então, seria bom saber como reconciliar isso. Este é o problema da seta do tempo, como vem sendo imaginado há uns duzentos anos.

Acho que é um problema importante e interessante, e é um tema tão bom como qualquer outro. Mas existe alguma coisa, eu acho, que torna esse problema um pouco mais especial: é que a resposta para a pergunta sobre o passado ser diferente do futuro, seja o que nele resultar, nãoé sobre o que acontece aqui, enquanto eu e você conversamos, enquanto o tempo de nossas vidas decorre. Está intimamente ligada à totalidade do universo - com o que ocorreu no Big Bang, com a condição especial de nosso universo quando ele começou.

Uma compreensão plena do que acontece em nossas vidas diárias precisa levar em consideração o que ocorreu no Big Bang. E não só isto é intrinsecamente interessante e bem legal de se pensar, mas também é um mistério que não recebeu muita atenção dos cientistas; é um pouco subestimado. Estamos tão longe de saber a resposta definitiva para isso que é como se não pensássemos na coisa toda com frequência. Então, eu quis chamar a atenção para esta conexão entre a seta do tempo e a cosmologia, tanto dos leitores do dia-a-dia como dos meus amigos cientistas. Acho que isso é algo que devemos ter em mente como um dos enigmas fundamentais enfrentados pela moderna ciência.
********************
Não deixe de ler a Introdução à Cosmologia, de Carroll, aqui. Na parte "FAQ" (frequently asked questions - as perguntas mais frequentes), diz ele:

O universo está se expandindo para se tornar o que?
Pelo que se sabe, ele não se expande para se tornar nada. Quando dizemos que o universo está se expandindo, temos em mente um conceito operacional muito preciso: a quantidade de espaço entre as galáxias distantes está aumentando. (As galáxias individuais não estão aumentando, já que são mantidas como um todo pela força da gravidade). Mas o universo é tudo o que existe (novamente, até onde sabemos), de modo que não há nada fora dele para onde ele pode estar se expandindo. Isso é difícil de ser visualizado, já que estamos acostumados a pensar nos objetos enquanto localizados em algum lugar do espaço; mas o universo inclui todo o espaço.

Finalizando, em 14 de maio de 2009, Carroll escreveu Rules for Time Travelers, que também é muito instrutivo.