Diz a editoria: Structure of Matter, Structure of Mind fornece uma teoria unificada completa e clara dos fundamentos da matemática, da linguagem e da mente humana. A mente, no sentido humano, não se distingue mais por alguns detalhes aleatórios de classificação zoológica, mas, como na física, baseia-se diretamente em primeiros princípios. Como as sentenças compartilham todos os mecanismos funcionais com as equações - um verbo principal, estrutura profunda linguística, recursão, discreção, produto linear, verdade e falsidade - a linguagem compartilha um fonte comum com a aritmética e a álgebra.
Mas na introdução do livro, Abler é bem mais específico:
(Esse livro) jamais fará uma pergunta direta do tipo 'Como se desenvolveu um sentido matemático?' ou 'Como a linguagem evoluiu?' Questões desse tipo estão muito carregadas de suposições para serem respondidas com segurança. Para abordá-las, primeiro lançaremos a questão de um sentido matemático em um contexto mais amplo, indagando como sabemos que um sentido matemático está presente, e como ocorre a evolução. A presença de um sentido matemático pode parecer óbvia por todas as maneiras. Afinal de contas, as pessoas podem fazer matemática. Mas são as inesperadas relações da matemática resultante com as leis básicas da evolução que acabarão sendo importantes. Acharemos um grupo controle para o estudo da linguagem, isto é, encontraremos um sistema paralelo para comparação com a linguagem. Procuraremos conexões naturais da mente com outros sistemas. Encontraremos definições de ser humano, mente e linguagem, isto é, insistiremos em saber o que evoluiu, antes de decidirmos como esta ou aquela propriedade evoluiu.
E vamos levar cada sistema até suas consequências lógicas completas, para vermos se contém contradições. A contradição na teoria sempre significa que alguma descoberta mais profunda está aguardando em sua resolução, porque, qualquer que sejam as evidências aparentesw, uma teoria que funciona ao supor a teoria, ou que se contradiz, deve ser deixada de lado. A compreensão em ciência só é possível com base na teoria; e melhores evidências surgirão logo surgirão. Eventualmente, trocaremos a unidade superficial da estatística pela formulação precisa da lei natural específica e obteremos uma compreensão melhor do que significa fundamento. Mesmo no início, é possível vislumbrar o final. Como escrever a equação que explica a existência da equação é circular, isto é, gera equações ao supor a existência de equações, os fundamentos da matemática não se parecerão com matemática. Espero que os matemáticos não fiquem desapontados.
Structure of Matter, Structure of Mind: Man's Place in Nature, Reconsidered
Mas na introdução do livro, Abler é bem mais específico:
(Esse livro) jamais fará uma pergunta direta do tipo 'Como se desenvolveu um sentido matemático?' ou 'Como a linguagem evoluiu?' Questões desse tipo estão muito carregadas de suposições para serem respondidas com segurança. Para abordá-las, primeiro lançaremos a questão de um sentido matemático em um contexto mais amplo, indagando como sabemos que um sentido matemático está presente, e como ocorre a evolução. A presença de um sentido matemático pode parecer óbvia por todas as maneiras. Afinal de contas, as pessoas podem fazer matemática. Mas são as inesperadas relações da matemática resultante com as leis básicas da evolução que acabarão sendo importantes. Acharemos um grupo controle para o estudo da linguagem, isto é, encontraremos um sistema paralelo para comparação com a linguagem. Procuraremos conexões naturais da mente com outros sistemas. Encontraremos definições de ser humano, mente e linguagem, isto é, insistiremos em saber o que evoluiu, antes de decidirmos como esta ou aquela propriedade evoluiu.
E vamos levar cada sistema até suas consequências lógicas completas, para vermos se contém contradições. A contradição na teoria sempre significa que alguma descoberta mais profunda está aguardando em sua resolução, porque, qualquer que sejam as evidências aparentesw, uma teoria que funciona ao supor a teoria, ou que se contradiz, deve ser deixada de lado. A compreensão em ciência só é possível com base na teoria; e melhores evidências surgirão logo surgirão. Eventualmente, trocaremos a unidade superficial da estatística pela formulação precisa da lei natural específica e obteremos uma compreensão melhor do que significa fundamento. Mesmo no início, é possível vislumbrar o final. Como escrever a equação que explica a existência da equação é circular, isto é, gera equações ao supor a existência de equações, os fundamentos da matemática não se parecerão com matemática. Espero que os matemáticos não fiquem desapontados.
Structure of Matter, Structure of Mind: Man's Place in Nature, Reconsidered
William L. Abler
Bainbridge Books 2006 PDF 221 pages 1,8 mb
http://depositfiles.com/files/8hm2njrcb ou
http://www.megaupload.com/?d=WM2A014D
Para uma discussão da ligação matemática/mente/matéria, além outros assuntos correlatos, veja:
On Math, Matter and Mind
Piet Hut, Mark Alford, and Max Tegmark 2006
Institute for Advanced Study, Princeton; Washington University, and MIT
Change the Rules!
Robert G. Jahn and Brenda J. Dunne 2007
Princeton University
The Mathematics of Matter and the Mathematics of Mind
David Berlinski
Capítulo do livro:
Hybrid Systems: Computation and Control
Rajeev Alur & George Pappas (edits)
Bainbridge Books 2006 PDF 221 pages 1,8 mb
http://depositfiles.com/files/8hm2njrcb ou
http://www.megaupload.com/?d=WM2A014D
Para uma discussão da ligação matemática/mente/matéria, além outros assuntos correlatos, veja:
On Math, Matter and Mind
Piet Hut, Mark Alford, and Max Tegmark 2006
Institute for Advanced Study, Princeton; Washington University, and MIT
Change the Rules!
Robert G. Jahn and Brenda J. Dunne 2007
Princeton University
The Mathematics of Matter and the Mathematics of Mind
David Berlinski
Capítulo do livro:
Hybrid Systems: Computation and Control
Rajeev Alur & George Pappas (edits)
Springer 2004 PDF 674 pages 12.3 MB
http://www.megaupload.com/?d=RZE2L1TC
So How Does the Mind Work?
Steven Pinker
Mind & Language, Vol. 20 No. 1 February 2005, pp. 1–24.
http://www.megaupload.com/?d=RZE2L1TC
So How Does the Mind Work?
Steven Pinker
Mind & Language, Vol. 20 No. 1 February 2005, pp. 1–24.