segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cérebro se divide para lidar com duas tarefas


Brain splits to handle two jobs at once
PhysOrg, April 16, 2010 by Lin Edwards

Novas pesquisas mostraram que o cérebro lida com duas tarefas ao mesmo tempo dedicando uma de suas metades para cada tarefa. Isto significa que ele pode não lidar eficientemente com mais de duas tarefas complicadas simultaneamente.

O córtex frontal medial é uma região da parte da frente do cérebro, sobre os olhos, e considera-se que controla a procura de recompensas por realizar uma tarefa com sucesso. Cientistas do National Institute for Health and Medical Research (INSERM), em Paris, imaginaram o que acontece quando se pede a uma pessoa que execute dois trabalhos ao mesmo tempo. Para descobrir, utilizaram fMRI para monitorar a atividade de 16 voluntários do sexo masculino e 16 voluntárias do sexo feminino, todos com 19 a 32 anos de idade e destros, enquanto realizavam duas tarefas relacionadas. Uma recompensa monetária foi oferecida aos voluntários, mas reduzida se cometessem erros.

As tarefas consistiam em combinar letras maiúsculas e combinar letras minúsculas, mudando constantemente de uma tarefa para outra. As recompensas para cada tarefa eram calculadas separadamente, e dependiam dos cartões combinados sem erros. Os pesquisadores, neurocientistas Sylvain Charron e Etienne Koechlin, descobriram que quando os voluntários executavam apenas uma tarefa, as duas metades do córtex frontal medial trabalhavam nela, mas quando se dedicavam às duas tarefas simultaneamente, o lado esquerdo do córtex frontal correpondia a uma das tarefas e o lado direito correspondia à outra, com os dois lados trabalhando independentemente. Os resultados melhoraram à medida que a recompensa monetária aumentou (
CLM - veja o artigo Motivation and Cognitive Control..., abaixo), e não houve diferença significativa entre os resultados dos homens e das mulheres.

O prof. Koechlin disse que os resultados sugerem que o cérebro só pode lidar eficientemente com dias tarefas simultaneamente porquesó tem dois hemisférios. Para testar isso, os cientistas convocaram mais 16 voluntários e adicionaram uma terceira tarefa às duas anteriores: combinar letras da mesma cor. Esse grupo esquecia consistentemente de uma das três tarefas, e também cometeu três vezes mais erros do que os sujeitos das tarefas duplas. Isso significa, explicou Koechlin, que se v. tenta executar três tarefas ao mesmo tempo o córtex frontal vai sempre negligenciar uma delas.

O artigo ref. a essa pesquisa foi publicado online no exemplar de 15 de abril da revista Science. As escobertas podem ter aplicações práticas em áreas nas quais as pessoas fazem multitarefas rotineiramente, como controle de tráfego aéreo, e em condições neurológicas nas quais a capacidade para executar multitarefas esteja perdida.
Veja: Divided Representation of Concurrent Goals in the Human Frontal Lobes, Science 16 April 2010: Vol. 328. no. 5976, pp. 360 - 363. DOI:10.1126/science.1183614
Veja também:

Motivation and cognitive control in the human prefrontal cortex
Frédérique Kouneiher, Sylvain Charron & Etienne Koechlin 2009