sábado, 3 de abril de 2010

Crianças usam o espaço para pensar sobre o tempo


(Acima, uma ilustração diferente: o Dr. Casasanto no dia de seu casamento com a Dra. Laura Staum)

Children use space to think about time
March 31, 2010
PhysOrg - "O espaço e o tempo estão interligados em nossos pensamentos, assim como no mundo físico. Por séculos, os filósofos debateram sobre como, exatamente, essas dimensões estão relacionadas na mente humana. De acordo com um estudo a ser publicado na edição de abril da Cognitive Science, a habilidade das crianças para entender o tempo é inseparável de sua compreensão do espaço.

Para investigar a relação entre espaço e tempo na mente em desenvolvimento, Daniel Casasanto, do Max Planck Institute for Psycholinguistics, em Nijmegen, the Netherlands, e colegas da Aristotle University of Thessaloniki e da Stanford University, apresentaram a crianças filmes de dois caracóis movendo-se ao longo de caminhos paralelos para diferentes espaços ou durações. As crianças avaliavam o aspecto espacial ou temporal de cada movimentação, registrando que animal prosseguia por uma maior distância ou por um tempo mais longo. Quando solicitadas a avaliar a distância, as crianças não tinham dificuldade em ignorar o tempo. Mas quando solicitadas a avaliar o tempo, elas tinham dificuldade em ignorar a dimensão espacial do evento. Os caracóis que se moviam por uma distância maior eram vistos erroneamente como tendo se movido por mais tempo. As crianças usam a distância física para medir a passagem do tempo.

O tempo na linguagem e na mente

Quando os falantes do inglês se referem ao tempo, eles têm dificuldade em deixar de utilizar palavras espaciais. Eles esperam reuniões curtas e férias longas. Será que a confusão das crianças resultou por terem utilizado palavras que têm significados tanto espaciais como temporais? Deve ser ressaltado que esse estudo foi conduzido com crianças falantes do grego. O grego tende a utilizar um tipo diferente de vocabulário espacial para o tempo, descrevendo o tempo enquanto se acumula em um espaço tridimensional, ao invés de se estender pelo espaço linear. Em grego, foi possível colocar perguntas em sentenças naturalmente, evitando ao mesmo tempo quaisquer palavras ambíguas como 'longo' ou 'curto'. As respostas das crianças não foram causadas por confusões superficiais da colocação de palavras; elas, ao invés, refletem ligações conceituais mais profundas entre espaço e tempo.

A relatividade do tempo psicológico

Se o tempo for avaliado com relação ao espaço, será que nossas mentes apreendem intuitivamente a mesma relação entre essas duas dimensões que se encontra na física moderna? 'Einstein fez uma perguntar similar ao psicólogo infantil Piaget', diz Casasanto. 'Mas é improvável que nossas intuições sobre o tempo se formem com base em algo tão contra-intuitivo como a Relatividade de Einstein'. Ao invés, essa pesquisa mostra uma relação diferente. No mundo físico, o espaço e o tempo são teorizados como sendo mutuamente inseparáveis. Na mente, todavia, eles são assimetricamente separáveis. As crianças podem pensar sobre o espaço independentemente do tempo, mas parece que não conseguem conceituar o tempo independentemente do espaço"
.

Provided by Max-Planck-Gesellschaft

Leia também:

Space for Thinking
Daniel Casasanto

http://lingo.stanford.edu/sag/papers/Casasanto_forthcoming.pdf

Space and Time in the Child’s Mind: Evidence for a Cross-Dimensional Asymmetry
Daniel Casasanto, Olga Fotakopoulou & Lera Boroditsky 2009
http://csjarchive.cogsci.rpi.edu/Proceedings/2009/papers/256/paper256.pdf

Time in the mind: Using space to think about time
Daniel Casasanto & Lera Boroditsky 2007
http://www-psych.stanford.edu/~lera/papers/duration-cognition-2007.pdf

How deep are effects of language on thought? Time estimation in speakers of English, Indonesian, Greek, and Spanish
Daniel Casasanto, Lera Boroditsky, Webb Phillips, Jesse Greene, Shima Goswami, Simon Bocanegra-Thiel, Ilia Santiago-Diaz, Olga Fotokopoulu, Ria Pita &
David Gil 2004

http://www.cogsci.northwestern.edu/cogsci2004/papers/paper575.pdf


E volte no tempo, para nossa postagem de 31 de dezembro de 2009:
Como nossa língua/linguagem dá forma ao nosso modo de pensar?
By Lera Boroditsky