terça-feira, 13 de abril de 2010

Immanuel Kant, by Paul Guyer


Da editoria: Immanuel Kant (1724-1804) é, sem dúvida, o mais influente filósofo do Iluminismo. Nessa notável introdução, Paul Guyer mostra e avalia todos os principais aspectos do pensamento kantiano.

Iniciando com uma visão da vida e da época de Kant, Guyer nos descreve a 'revolução copernicana' que Kant trouxe para a metafísica e epistemologia, apresentando cuidadosamente seus argumentos sobre a natureza da experiência, do espaço e do tempo em seu trabalho mais difícil porém o mais influente, a Crítica da Razão Pura. Fornece uma explicação bastante bemvinda da famosa teoria kantiana do idealismo transcendental, um dos fundamentos de sua filosofia como um todo.

Ele então examina a filosofia moral de Kant, explicando com clareza o celebrado 'imperativo categórico' e suas teorias do dever, do livre arbítrio e dos direitos. Finalmente, faz uma cobertura da estética de Kant, particularmente de seus argumentos sobre a natureza do belo e do sublime e sua relação com a liberdade e a felicidade humanas.

Um capítulo de conclusão faz considerações sobre o legado de Kant e sua influência sobre a forma da filosofia contemporânea.

http://www.mediafire.com/?jwlmtjdnl4n