quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Deixa ver se eu entendi...

Estou escrevendo um artiguinho sobre a questão cérebro-mente, e deparei-me com esse trabalho de Vandervert, que resolvi não incluir porque não fumo essas coisas que deixam as pessoas muito doidas. Meu artigo será postado amanhã.

Teoria do Caos e a Evolução da Consciência e da Mente: Uma Solução Termodinâmica-Holográfica para o Problema Mente-Corpo
Larry R. Vandervert
New Ideas in Psychology Vol. 13, No. 2, p. 107-127, 1995

Abstract. Este artigo descreve, com referência ao Positivismo Neurológico (NP), a evolução energética da consciência, da mente, e a relação cérebro-mente em um modelo que integra idéias e pesquisas sobre a teoria do Caos, a teoria cerebral holonômica de Pribram, a teoria evolutiva e as leis da termodinâmica (as leis da energia). Descreve-se a evolução energética e a encapsulação da consciência do espaço-tempo a partir de meios ambientes caóticos-holográficos. A consciência é descrita como o gabarito (template) natural, evolutivo e espaço-temporal de padrões (algoritmos) de energia auto-referencial continuamente gerados. A evolução energética da mente é descrita como uma exteriorização auto-referencial natural da organização algorítmica da consciência sob a forma de modelos mentais culturalmente compartilhados. Propõe-se que a relação de energia (entre) cérebro e mente historicamente passou e vem passando por modificações, sendo estas uma seta termodinâmica natural que constitui a evolução da cultura. Isto é, a evolução da cultura prossegue na direção de exteriorizações progressivamente mais completas e eficientes da organização algorítmica do cérebro - daí, por exemplo, a recente evolução de sistemas computacionais parecidos com o cérebro e de sistemas de realidade virtual. De acordo com isso, descreve-se uma identidade irregular mas conclusiva de estado-energético-central (auto-similaridade) entre cérebro e mente. Conclui-se que a concepção do NP da mente nos ajuda a entender o desenrolar evolutivo da cultura e nos fornece um sentido de direção quanto ao seu futuro.