segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Introdução a Potenciais Evocados - ERPs

1. Event-related brain potentials: an introduction
Michael G. H. Coles & Michael D. Rugg

Coles, Michael G.H.; Michael D. Rugg (1996). "Event-related brain potentials: an introduction". In Electrophysiology of Mind. Oxford Scholarship Online Monographs. pp. 1–27. (Link ativo para o texto).

Um livro já 'velhinho' mas que explica muito bem as coisas básicas da área. Veja os dois primeiros parágrafos:

Este livro trata da interseção de duas áreas de pesquisa: potenciais evocados (ERPs) e psicologia cognitiva. Em particular, estaremos considerando o que foi aprendido e o que poderia ser aprendido sobre a função cognitiva humana através da medição da atividade elétrica do cérebro por meio de eletrodos colocados no couro cabeludo. No primeiro capítulo nós nos concentramos na metodologia da pesquisa de ERP e no problema de como isolar os componentes do ERP, ao passo que no cap. 2 revisamos questões que surgem ao se fazer inferências sobre a cognição a partir dos ERPs.

Nós iniciamos tratando de como um sinal de ERP é obtido, e como tal sinal é analisado. Também investigamos a questão da definição de um componente e fornecemos uma breve revisão de alguns dos componentes mais conhecidos. Esta última revisão pretende fornecer um contexto histórico para a pesquisa do ERP cognitivo, e o capítuloo como um todo deve dar ao leitor esclarecimentos sobre o vocabulário do pesquisador de ERP e o 'anedotário' do eletrofisiologista cognitivo.