The Sound of Music
Stephen Gislason
Persona Digital Books 2011
Curioso esse livro... Seus capitulinhos, que não chegam a ter duas páginas, vão abordando os temas com dados novinhos em folha e uma redação enxuta. Gislason (veja seus talentos lá no final da postagem) entende de tudo o que fala, e nós lucramos com isso. Qualquer que seja nossa abordagem predileta sobre o assunto, que é vasto, está lá. Veja um trecho:
Som e Comunicação
O cérebro humano extrai diversos tipos de informação dos componentes dos sons: timbre, altura, localização e direção do movimento. A comunicação animal começa com sons que declaram significados específicos, como os gritos de alarme de esquilos e macacos, canções de pássaros que regulam o acasalamento e a atividade social, e os grunhidos gritos humanos, que atraem a atenção, sinalizam perigo ou expressam emoção. Todos os que passaram algum tempo em um ambiente natural saberá que pequenos sons estão por toda parte na natureza. Sons altos são incomuns e sinalizam perigo. Detectar e localizar a fonte dos sons é importante para a sobrevivência. Os sons naturais são específicos e bem definidos, e assim a identidade da fonte é rapidamente reconhecida.
Uma pessoa acostumada com a natureza será capaz de identificar aves, insetos e outros animais por seus sons característicos. Sons do vento informam sobre mudanças no tempo. Algumas árvores podem ser identificadas pelo som de suas folhas vibrando ao vento. Um marinheiro pode determinar a direção e velocidade do vento movimentando um pouquinho sua cabeça para escutar mudanças de tom e timbre enquanto o vento sopra em torno de sua cabeça. Nossos cérebros evoluiram para detectar e avaliar sons de volume baixo e discreto. Quando diferentes aves estão cantando, nós tendemos a focalizar apenas uma canção. Nós nos habituamos a sons regularmente recorrentes, manejando-os com a finalidade de detectar novos sons. O estudo dos sons naturais e as tendências inatas de nossa mente fornecem uma fundamentação para se entender música, por um lado, e ruído, por outro.
Leia alguma coisa sobre Gislason aqui.