sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cérebro Ocidental, Cérebro Oriental

West Brain, East Brain
by Sharon Begley
Newsweek, February 18, 2010

Hoje em dia não nos surpreende mais quando os cientistas descobrem mais um caso da experiência modificar o cérebro. Das informações sensoriais que absorvemos até os movimentos que fazemos, nossas vidas deixam pegadas nas pequenas colinas e fissuras do nosso córtex, de um modo que as experiências podem alterar as estruturas cerebrais 'hard-wired' (circuitadas, neurofilamentadas, etc.).Através da reabilitação, os pacientes de AVEs podem remontar uma região do córtex motor no lado oposto da região danificada, restaurando a mobilidade perdida; voluntários vendados por apenas cinco dias podem reprogramar seu córtex visual para processar som e toque.

Ainda assim, os cientistas têm se surpreendido com a profundidade com que a cultura - a língua que falamos, os valores que absorvemos - dá forma ao cérebro, e estão repensando achados derivados de estudos de pessoas ocidentais. Para tomar um exemplo recente, uma região por trás da testa, chamada de córtex medial préfrontal, representa supostamente o eu: ela está ativa quando nós ('nós' são os americanos desse estudo) pensamos sobre nossa própria identidade e características. Mas com voluntários chineses os resultados foram noravelmente diferentes. O circuito do 'eu' se ativou não só quando imaginaram se um adjetivo em particular os descrevia, mas também quando imaginaram se ele descrevia sua mãe. Os ocidentais não apresentaram essa superposição entre eu e mãe. Deependendo se a pessoa vive em uma cultura que vê o eu como autônomo e singular ou como conectado a e parte de um todo maior, este circuito neural adquire funções bastante diferentes.

Não deixe de ler o restante. Ainda que seja um artigo de revista, sempre tem uma ou outra novidade. Esse artigo vai bem com:

Brain Imaging Studies Show Different Cultures Have Different Brains
The emerging field of cultural neuroscience reveals fascinating differences in brain function between cultures and environments.
Christie Nicholson

Scientific American November 27, 2010
(Ouça o artigo lido pela autora em 'Listen to this Podcast')