sábado, 23 de janeiro de 2010

Time travel may be possible but won't be economical


(acima, minha vizinha conversa com seu tatatatataraneto, que acabou de chegar de 3810 - pelo nosso calendário. Ele acha tudo muito divertido.)

Sempre achei que viajar no tempo seria inútil para consertar coisas que fizemos errado (ou simplesmente para fazer uma coisa diferente), e reiniciar a partir do remendo. Nossos erros afetam imediatamente três domínios (no mínimo): o mundo real no qual estamos inseridos (quando criança, quebrei a vidraça do vizinho com uma pedrada), o nosso próprio mundinho pessoal (o ato passou a fazer parte da minha história pessoal, e vou ter que lidar psicologicamente com ele) e o mundo dos nossos semelhantes (do vizinho, que naquele momento desejou que um raio me fulminasse, mas depois se arrependeu, e sorriu para mim - ou pensou que já não se fazem mais anjos vingadores como antigamente).

Reiniciar a partir de um remendo seria iniciar um novo curso histórico. Já não seria aquele menino (M) naquele contexto (C). Seria M' em C', como se diz matematicamente (M-linha - não a Borba - em C-linha). Também conhecido como 'wishful thinking', que pode ser estudado a sério aqui. Resumindo: os universos paralelos, que só existem lá pras negas paralelas deles, porque não temos acesso. Quando resolverem o problema do quantum entanglement, nos falamos de novo. Por enquanto vou ficando com Einstein e seu realismo local (e o gato está vivo). Veja, por exemplo, aqui. E aqui. E também:
Entanglement, Information, and the Interpretation of Quantum Mechanics
Gregg Jaeger
Springer 2009 306 pages PDF 2,25 MB
http://uploading.com/files/R9291N2X/Entanglement_Information.rar.html

É nesse espírito que leio "A viagem no tempo será possível mas não será econômica".
**************
PhysOrg, October 8, 2007
Marty McFly levou seu DeLoren até o passado de seus pais em Back to the Future, mas se nós algum dia vamos viajar até a época de nossos ancestrais continua sendo um assunto econômico como qualquer outro da ciência, de acordo com um especialista em física da Australian National University.

O Dr. Craig Savage, que faz palestras sobre relatividade e mecânica quântica, argumentou em uma palestra pública hoje que, com base nas leis da lógica e da física, mesmo se personagens como McFly pudessem aparecer em nosso presente, o custo de desenvolver, construir e operar uma máquina do tempo seria tão grande que a viagem no tempo continua sendo uma improbabilidade.

"Mesmo que a viagem no tempo se tornasse possível, ainda haveria um problema econômico. As despesas com viagens espaciais chegam a bilhões de dólares, mas v. teria que acrescentar muitos zeros antes de chegar perto da viagem no tempo", disse o Dr. Savage.
"Se a viagem no tempo for possível, é provável que ocorra apenas no reino da física quântica. Na verdade, alguns argumentam que alguns aspectos da física quântica quase exigem a viagem no tempo". (...)

"Os futuros seres humanos que puderem reunir recursos para a viagem no tempo, provavelmente serão tão avançados a ponto de serem virtualmente irreconhecíveis para as pessoas que vivem hoje. Esse tipo de questão leva a ciência a seus limites", disse ele.

Source: Australian National University
****************************************
Zilhões de "dólares"? "Reino" da física quântica? Nossos tatataranetos serão "irreconhecíveis"? É muita abobrinha ...