domingo, 24 de janeiro de 2010

Introdução à Fenomenologia


Diz Sokolowski, na introdução do livro:

"A fenomenologia é o estudo da experiência humana e dos modos como as coisas se nos apresentam em e através de tal experiência. Ela tenta restaurar o sentido de filosofia que se encontra em Platão. Além disso, ela não é apenas o renascimento de uma velharia, mas algo que enfrenta as questões levantadas pelo pensamento moderno. Vai além dos antigos e dos modernos, e procura reativar a vida filosófica em nossas atuais circunstâncias. Meu livro foi escrito, então, não só para informar os leitores sobre um movimento filosófico em particular, mas para oferecer a possibilidade de pensamento filosófico em uma época na qual tal pensamento é questionado ou amplamente ignorado.

Como esse livro é uma introdução à fenomenologia, utilizo o vocabulário filosófico desenvolvido naquela tradição. Emprego palavras como 'intencionalidade', 'evidências', 'constituição', 'intuição categorial', 'mundo da vida' e 'intuição eidética'. Entretanto, não faço comentários sobre esses termos como se eles fossem alheios ao meu próprio pensamento; eu os uso. Acho que eles nomeiam importantes fenômenos, e quero tornar esses fenômenos disponíveis para os leitores desse livro. Nesse trabalho, não investigo a maneira como esses e outros termos surgiram nas obras de Husserl e Heidegger, Merleau-Ponty e outros fenomenólogos; uso as palavras diretamente porque elas ainda têm vida em si mesmas. É legítimo, por exemplo, falar de evidências enquanto tais, e não apenas daquilo que Husserl falou sobre evidências. Esses termos não precisam ser explicados apenas com base na utilização que outras pessoas fizeram deles. Não temos que colá-los na parede para que possamos tirar proveito deles".

Introduction to Phenomenology
Robert Sokolowski
Cambridge University Press 1999 248 pages PDF 8,7 MB
http://www.megaupload.com/?d=7FAMUG1W
****************
Em todo caso, aqui estão alguns artigos básicos/importantes, pertinentes ou famosos da divulgação da fenomenologia.

Phenomenology, de Husserl, na Enc. Britânica (1927)

Phenomenology: Merleau-Ponty, de Sebastian Gardner (boas dicas, algumas explicações resumidas, curtinho)

The Cambridge Companion to Merleau-Ponty, recomendado por Gardner.

Phenomenology: Sartre , de Sebastian Gardner (boas dicas, etc.)

Conscious Machines: Memory, Melody and Muscular Imagination
Susan A. J. Stuart University of Glasgow, UK
(uma investigação fenomenológica bem feita - e excelente leitura)

Hermeneutic Phenomenology and Phenomenology
Susann M. Laverty University of Calgary
(analisando "similarities and differences between hermeneutic phenomenology and phenomenology from historical and methodological perspectives", Laverty nos explica ambas)

BIBLIOGRAPHIE SUR LA PHÉNOMÉNOLOGIE (2008)
François Guillemette & Marie-Josée Berthiaume
Université du Québec à Trois-Rivières

Notable books in phenomenology
Lester Embree
Florida Atlantic University (Husserl Circle)