quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A origem da inteligência nos seres humanos


Da editoria: "Este livro trata de um dos maiores mistérios que assombram a ciência moderna: por que os humanos são tão inteligentes? Em formato que pode ser compreendido até pelos que não forem especialistas, o autor investiga as origens da inteligência humana, iniciando com os conceitos darwinianos clássicos. Assim, a força e a beleza da seleção natural são apresentadas com muitos exemplos tirados da história natural. As críticas comuns contra Darwin, vindas de cientistas ou de não cientistas, são enfrentadas e demonstra-se como são inconclusivas ou totalmente falsas.

O autor, então, lança-se em uma discussão sobre a inteligência humana, a característica mais importante da evolução humana, e como ela não pode ser completamente explicada pela seleção com mutação. Os humanos modernos são mais inteligentes do que seria requerido por nossa experiência evolutiva como caçadores-coletores. A dificuldade está na incapacidade da seleção natural de responder a seguinte questão: como é que um conjunto complexo de genes, controlando dispendiosas características com pequeno benefício imediato, passa a existir permanentemente, após curto período, em todos os membros da pequena população (que se dispersou e se isolou geograficamente por todo o enorme planeta) que tinha um baixo resultado reprodutivo e uma pequena taxa de mutação?
O livro conclui com uma teoria epigenética especulativa da inteligência que não exige mutações do DNA como fonte de evolução. Ainda que o livro possa ser compreendido por qualquer um que tenha nível universitário, esta última seção, especialmente, deve intrigar tanto o leigo como o especialista".

Contents: Evolution: Darwin and Natural Selection; Darwin Analyzed; Lamarck; The Thin Bone Vault: Definition of Intelligence; A Brief History of the Mind; Population; Culture; Animal Intelligence; Evolutionary Potential: Elementary Genetics; Gene Variability, Examples; Directed Mutations; Genetics and Intelligence; Evolution of Intelligence, an Epigenetic Model: Epigenetics; The Cranial Feedback Mechanism.

The Thin Bone Vault: The Origin of Human Intelligence
Fredric M Menger
World Scientific Publishing Company 2009 312 Pages PDF 1.5 MB
http://www.megaupload.com/?d=LITPML00