terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Audioenrolação

Audiophoolery, by Ethan Winer

O engenheiro de som e músico Ethan Winer (35 anos de prática profissional) escreve um artigo sóbrio e mordaz na conta certa ("uma lenda antiga dizia que v. poderia melhorar o som de um CD pintando sua borda externa com um pincel-piloto verde. É, tem que ser verde. Acho que outras cores não criariam o campo energético apropriado"). Ensina o que exigir e quanto pagar quando comprar sua aparelhagem de som. Winer relaciona os parâmetros mais importantes: "Apenas quatro parâmetros são necessários para se definir tudo o que interessa na reprodução de áudio: ruído, resposta de frequência, distorção e erros de duração" e explica cada um deles com clareza e simplicidade.

Acrescenta então a acústica do aposento, e diz que ela "poderia ser considerada como um quinto parâmetro, mas na verdade não é. Os limites de outros aposentos próximos podem criar erros de resposta de frequência, devido a reflexões de ondas combinando-se no ar, mas isso são erros que ocorrem fora do equipamento, e não dá direito a uma categoria própria". E finaliza: "Os parâmetros acima abrangem tudo o que afeta a fidelidade de audio. Se um dispositivo tiver ruído e distorção abaixo do nível de audição, uma resposta (de frequência) suficiente para capturar toda a gama de frequências audíveis, e os erros de duração forem pequenos o bastante para serem considerados insignificantes, então esse dispositivo será acusticamente transparente para música e outros sons que passem através dele. Entretanto, a clareza e a reprodução em estéreo são grandemente afetadas pela acústica do aposento; está fora de questão: o aposento no qual v. ouve (música) tem muito mais efeito na qualidade do som do que qualquer dos componentes de áudio".

Winer desmascara algumas lendas criadas pelos departamentos de venda dos fabricantes e até introjetadas pelos apreciadores de música. Por exemplo: "Excetuando algum defeito de fabricação, a noção de que a fiação ou o circuito de estado sólido se modificam com o passar tempo não faz o menor sentido. Essa lenda se torna um golpe fraudulento quando v. lida com um vendedor que diz que v. tem que amaciar o produto por 90 dias para tirar dele os melhores benefícios. Por que 90 dias? Porque as compras com cartões de crédito são protegidas por apenas 60 dias".

Winer só não vai fundo num aspecto importantíssimo, a meu ver: as caixas de som. Quando comecei a me interessar por qualidade de som, no século passado, uma crença que sempre pareceu razoável afirmava que o orçamento reservado para a compra da aparelhagem deveria ser dividido em duas partes iguais: uma para as caixas de som, porque é delas que sai o produto sonoro final, e a outra metade para o melhor hardware possível. A fenomenologia da coisa acompanha a afirmação de que o tipo de aposento onde ouvimos música é muito mais importante do que os componentes eletroeletrônicos de áudio.