quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Avalanche de pesquisas de baixa qualidade

We Must Stop the Avalanche of Low-Quality Research
By Mark Bauerlein, Mohamed Gad-el-Hak, Wayne Grody, Bill McKelvey, and Stanley W. Trimble (veja quem são no final desta postagem)
The Chronicle of Higher Education June 13, 2010

Esse artigo deu o que falar: quando os comentários (inflamadíssimos) dos leitores chegaram a 173, a revista fechou o recebimento e encerrou o assunto por ali. Não deixe de dar uma olhada: como sempre digo, nos comentários constumam aparecer novidades, dicas e despautérios em geral. Uma glória. Aqui vai uma tradução de suas primeiras linhas:

Todos concordam que as pesquisas científicas são importantes para a saúde, a prosperidade e a segurança da nação. Nas diversas discussões sobre o valor das pesquisas, entretanto, raramente se ouve qualquer menção sobre qual é a melhor quantidade de publicações dos resultados. De fato, apesar de todas as queixas que ouvimos hoje sobre as pesquisas estarem passando por problemas de financiamento, não devemos esquecer o fato de que as últimas décadas testemunaharam um crescimento notável da produção de achados e conclusões de pesquisas. Imagine o aumento direto do número de publicações. Utilizando o Ulrich's Periodicals Directory, Michael Mabe mostra que o número de "publicações acadêmicas e de especialistas" examinadas cresce a uma taxa de 3.26 por cento ao ano (isto é, dobra a cada 20 anos). A causa principal: o aumento do número de pesquisadores,

Muitas pessoas vêem esse crescimento como um sinal de boa saúde. Enfatizam as notáveis descobertas e conquistas das pesquisas científicas através dos anos; notam que na classificação (do Times Higher Education) das universidades que fazem pesquisas em todo o mundo as faculdades dos Estados Unidos prenchem seis dos dez primeiros lugares. Mais produção publicada significa mais descobertas, mais conhecimentos e empreendimentos que melhoram cada vez mais.

Ah, se fosse verdade...

Quem são os autores:
Mark Bauerlein is a professor of English at Emory University; Mohamed Gad-el-Hak is a professor of mechanical engineering at Virginia Commonwealth University; Wayne Grody, Bill McKelvey, and Stanley W. Trimble, respectively, are professors of medicine, management, and geography at the University of California at Los Angeles.