quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A vida dupla das mulheres

The Double Life of Women
By Annie Murphy Paul
Published on November 01, 2010 - Psychology Today

Tradução: Pedro Lourenço Gomes
https://docs.google.com/document/d/1DGGOuL_MTPpJ1nJybFSy3XRa6oy00DEMkRdD0Z35NM0/edit?hl=en

Entre em qualquer bar, qualquer festa, e você não vai demorar em identificá-la. Ela é a mulher com a risada sonora, as roupas ousadas, a atração magnética que reuniu um círculo de admiradores à sua volta. Se o salão fosse um sistema solar, ela seria o sol - e nos cantos, você vai notar, estão sentadas anoninamente diversas outras mulheres à sua sombra.

Por que esta mulher chama tanto a atenção? Psicólogos, especialistas em imagem e conselheiros sentimentais propõem uma multidão de explicações: é sua personalidade extrovertida, seu olhar chamativo, sua persona aberta. Mas um biólogo evolucionista, obervando a cena, ofereceria uma interpretação mais surpreendente que pode ajudar a explicar a dinâmica daquele barzinho e ainda muito mais: É seu tempo 'real' do mês. A bela do barzinho, provavelmente, está chegando ao ponto máximo de fertilidade, enquanto que suas companheiras mais modestas estão passando por uma fase infértil.

Não muito tempo atrás, esta explicação teria sido uma heresia intelectual. Por certo os biólogos podem adivinhar quando os chimpanzés estão prontos para se acasalar: uma vez a cada 28 dias, a genitália das fêmeas incha e adquire um dramático tom rosado. E o estro, como é conhecido o estado de receptividade sexual, também fica logo aparente em animais menos exóticos - como alguém que já viu um gato caseiro no cio pode atestar. Todas as fêmeas de mamíferos da Terra, acreditava-se, propagandeiam seu período de maior fertilidade - exceto a fêmea humana. Na mulher, o estro se "perdeu" em algum ponto dos longos meandros evolutivos. "Esta é a visão tradicional, convencional, do estro humano", diz Randy Thornhill, professor de biologia da University of New Mexico. "Mas acontece que ela está errada".

Esse artigo não é uma maravilha, e tem algumas mancadas solenes, mas cá está porque reúne muita coisa interessante debaixo de um só teto. Leia minha tradução no docs.google ou o original no primeiro link.