terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aprendizagem modifica estrutura neuronal

Learning Causes Structural Changes in Affected Neurons

ScienceDaily (Feb. 3, 2011) - Quando um rato de laboratório aprende a alcançar e pegar uma pelota de alimento - um ato bastante complexo e pouco natural para um roedor - o conhecimento adquirido altera significativamente a estrutura das células cerebrais específicias envolvidas, que criam incríveis 22% mais de espinhas (spikes) dendríticas que as conectam a outros neurônios motores.

A descoberta, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences por Mark H. Tuszynski, MD, PhD, professor de neurociência, e seus colegas da University of California, San Diego School of Medicine, destaca a notável habilidade do cérebro para se modoficar fisicamente à medida que aprende (não apenas em ratos, mas também presumivelmente em humanos), mas também revela que o efeito, surpreendentemente, se restringe à rede de neurônios realmente envolvida na aprendizagem.

'Acho que se pode dizer que no passado todos acreditavam que uma região cortical inteira se modificaria quando a aprendizagem ocorresse naquela região, que um grande grupo de neurônios apresentaria uma mudança bastante modesta em sua estrutura total', disse Tuszynski, que também é diretor do Center for Neural Repair da UC San Diego e neurologista do Veterans Affairs San Diego Health System.


'Nossas descobertas mostram que não é o caso. Ao invés, um número muito pequeno de neurônios ativados especificamente pela aprendizagem apresentam uma expansão estrutural que é tanto surprendentemente extensa - existe um crescimento dramático de tamanho e complexidade dos neurônios afetados - como bastante restrita a um pequeno subconjunto de células. E toda essa plasticidade estrutural está ocorrendo no contexto da aprendizagem normal, o que sublinha como o cérebro adulto é mutável e como isto é parte de sua biologia normal'.

Artigo muuuito interessante, cheio de novidades ( esse da Science Daily - imagine o original, que ainda não consegui localizar na Net, mas vai aparecer...)