sábado, 19 de fevereiro de 2011

Fatos novos sobre comunicação entre os neurônios

Rewrite the textbooks:
Findings challenge conventional wisdom of how neurons operate
February 17, 2011

(PhysOrg.com) - Os neurônios são complicados, mas o conceito funcional básico é que as sinapses transmitem sinais elétricos para os dendritos e o corpo celular (input) e os axônios transportam sinais para fora (output). Em um de muitos achados surpreendentes, cientistas da Northwestern University descobriram que os axônios podem operar ao contrário: eles também poem enviar sinais para o corpo celular.

Não posso traduzir essa postagem do PhysOrg toda, mas aqui vai mais uma partezinha importante:

Seus estudos de neurônios individuais (do hipocampo e do neocórtex de ratos) levou a experimentos com múltiplos neurônios, o que resultou talvez na maior surpresa de todas. Os pesquisadores descobriram que um axônio fala com outro. Eles estimularam um neurônio, e detectaram disparos persistentes em outro neurônio que não havia sido estimulado. Nenhum dendrito ou corpo celular esteve envolvido nessa comunicação.

"Os axônios falam uns com os outros, mas como isso funciona é um mistério completo", disse Spruston. "A próxima pergunta importante é: até onde está disseminado esse comportamento? Este é um fato isolado ou acontece com muitos neurônios? Não achamos que seja raro, e por isso é importante que compreendamos sob que condições isto ocorre e como ocorre".

Leia também:
http://www.northwestern.edu/newscenter/stories/2011/02/neurons-signals-axons.html

E por falar em refazer os manuais de estudo:

The brain as a 'task machine'
February 17, 2011

PhysOrg - A porção do cérebro responsável pela leitura visual não exige a visão, de acordo com um novo estudo publicado online em 17 de fevereiro na revista Current Biology. Estudos de imagem cerebral de pessoas cegas enquanto lêem palavras em braille mostram atividade precisamente na mesma parte do cérebro que se ilumina quando a litura é realizada por leitores com visão. Esses achados contestam a noção encontrada em manuais de que o cérebro é dividido em regiões que são especializadas para processar informações que são absorvidas através de um ou de outro sentido, dizem os pesquisadores.