sábado, 25 de julho de 2009

Summer Mix


Summer Mix é o nome arqueológico daquelas fitas K7, normalmente de 60 min, que eram montadas antigamente com as músicas que no entender do autor representavam essa estação do ano. É claro que existiam outras estações e outros temas, mas esse post se chama Summer Mix porque o site da dica de hoje tem esse nome. Mas esse site é uma extensão de outro site ainda mais abrangente, como se verá daqui a pouco. A idéia parece ser a seguinte: o blogger pede aos visitantes que façam suas “fitas” (isto é, suas seleções em mp3 compactadas para Zip, Rar, etc.) e enviem para lá. A capa da obra é fundamental: faz parte do conceito, e temos capas excelentes como essa que ilustra o post de hoje. O mesmo ocorre com as liner notes. Como exemplo, Summer Nights IV, onde temos:

“The fourth iteration of my Summer Nights themed mixes. The basic idea here is to create a mix that would be best listened to while sitting outside, possibly alone, having a cold drink and staring off into the abyss. It's intended to be backing music to invoke a mood of stillness. I'm sure I am overthinking it.
On the whole, it's a mostly laid back amalgam of songs that doesn't require too much of your attention but should help you drift into a zoned-out state of mind”.

(A quarta iteração das minhas mixagens com o tema Noites de Verão. A idéia básica, aqui, é criar um mix que teria melhor audição se v. se sentar do lado de fora, possivelmente sozinho, bebendo alguma coisa gelada e de olhos parados no abismo. A intenção é que ela seja música para invocar um clima de imobilidade. Tenho certeza que exagerei . No geral, é em sua maior parte um amálgama de canções que não exigem muito de sua atenção, mas que devem ajudá-lo a vagar através de um estado mental desligadão”.

[ Download ]
Mobius Band - True Love Will Find You In The End (Daniel Johnston)
Here We go Magic - Everything's Big (featuring Luke Temple)
Slowmotions - 1000 Hurts
Blues Run The Game - Come In
Bell Orchestre - Water / Light / Shifts
Hands Down Eugene - Black Journal
Telekinesis - Rust
Richard Swift - Lady Day
Twin Sister - I Want a House
Papercuts - The Machine Will Tell Us So
Figurines - The Air We Breathe
Matt Berry - Roosting Time
First Night Forever - Papercuts
Thee More Shallows - I Can't Get Next To You
British Sea Power - Woman Of Aran
Bell Orchestre - Recording A Tunnel (The Horns Play Underneath The Canal)
Slowmotions - Orchestral
Dr. Dog - I Hope There's Love
Andrew Bird - Sigh Master
The Hylozoists - Soixante-Sept

Algumas músicas de algumas fitas nem estão completas, são usadas como vinhetas psicoestimulantes para o ouvinte mergulhar no tema, e grande parte das músicas só especialistas conhecem. O blog de origem, YewKnee, é por si só uma festa...