quarta-feira, 22 de julho de 2009

The Ascent of Babel

A Ascenção de Babel: Uma Exploração da Linguagem, da Mente e do Entendimento. Este é o nome completo do livro do psicolinguista Gerry Altmann, que tem a seguinte carreira acadêmica:
1996 - present Department of Psychology, University of York (UK)
1988 - 1996 (lecturer / senior lecturer) Laboratory of Experimental Psychology, University of Sussex (UK)
1984 - 1988 (research fellow) Centre for Speech Technology Research, Department of Linguistics, Edinburgh University (UK)

Essas e outras informações podem ser vistas em seu site, que tem como rua e número: http://homepage.mac.com/gerry_altmann/ , e que além de nos brindar com artigos do autor também informa que esse livro ganhou o 2000 British Psychological Society Book Award. O prêmio foi merecido, porque a editoria diz o seguinte:

“Com The Ascent of Babel, o psicolinguista Gerry Altmann nos leva para uma viagem de descoberta, revelando como, através do funcionamento do cérebro, utilizamos a linguagem para chegarmos à mente de outras pessoas. Aqui, ele explora as maneiras através das quais a mente produz e entende a linguagem: as maneiras pelas quais os sons da linguagem evocam significado, e as maneiras pelas quais o desejo de se comunicar nos leva a produzir esses sons.

Altmann começa antes mesmo de nascermos, revelando que o feto, no último trimestre da gravidez, já está ouvindo a linguagem de seus pais e que, após dias de nascido, já consegue distinguir a linguagem de seus pais de outras linguagens. Indo de como os bebês aprendem a linguagem e como discriminamos entre diferentes sons, através da compreensão dos sons e das estruturas da linguagem (e das armadilhas que existem pelo caminho), para a produção da linguagem falada e escrita, os efeitos de danos cerebrais na linguagem, e finalmente para as maneiras como simulações computadorizadas de neurônios interconectados podem aprender linguagem, Altmann oferece uma viagem atraente e de boa amplitude. Atualizado, competente e bem escrito, A Ascenção de Babel é um livro indispensável para qualquer um que tenha curiosidade sobre os mistérios da linguagem ou da mente”.

Se o livro for bom mesmo como dizem, podemos perdoar essa marquetagem exagerada da contracapa e a indefectível Torre de Babel “bíblica” da capa. Ninguém é perfeito...

The Ascent of Babel: An Exploration of Language, Mind, and Understanding
Gerry T. M. Altmann
Oxford University Press 272 Pages PDF (OCR from html) 1.3 MB
http://www.megaupload.com/?d=TOMFCUK3 ou
http://uploading.com/files/BQ3FLW34/TheAscentofBabel.rar.html