terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Os fantasmas de estados cerebrais passados: lembrar reativa as regiões cerebrais envolvidas durante a codificação - Parte I

The ghosts of brain states past: remembering reactivates the brain regions engaged during encoding
Jared F Danker & John R Anderson
Department of Psychology, Carnegie Mellon University
Psychol Bull. 136(1):102 (2010)

"Há crescentes evidências de que as regiões cerebrais envolvidas na codificação de um episódio são parcialmente reativadas quando esse episódio é lembrado mais tarde. Isto é, o processo de lembrar um episódio envolve, literalmente, retornar ao estado cerebral que estava presente durante aquele episódio. Esse artigo examina estudos de memória episódica e associativa que dão sustentação à afirmativa de que as regiões de codificação são reativadas durante a subsequente recuperação. Na primeira seção, são revisados estudos nos quais estímulos neutros foram associados a diferentes modalidades de estímulos sensoriais ou a diferentes valências de estímulos emocionais. Quando os estímulos neutros foram usados mais tarde como sugestões de recuperação, relevantes regiões de processamento sensorial e emocional foram reativadas.

Na segunda seção, são revisados estudos nos quais os participantes utilizaram diferentes estratégias para codificar os estímulos. Quando os estímulos foram retomados mais tarde, as regiões associadas às diferentes estratégias de codificação foram reativadas. Em conjunto, esses estudos demonstram não só que a experiência de codificação determina quais regiões são ativadas durante a retomada subsequente, mas também que as mesmas regiões são ativadas durante a codificação e a recuperação. Na seção final, questões relevantes são apresentadas e discutidas com relação à reativação de regiões de codificação durante a recuperação
".

Jared já vinha perseguindo isso: seu artigo Characterizing the ERP Old-New effect in a short-term memory task (Jared F. Danker et al. 2007) termina as Conclusões com a frase: "Esses paralelos suscitam a intrigante possibilidade de que alguns dos mesmos processos cognitivos possam estar na base de um reconhecimento resumido de longo prazo". Isto significa que ele agora passou dos processos cognitivos mais gerais para uma investigação de base neurofisiológica.

O blog Quantum Lobe Chronicles comentou sobre o artigo de Danker & Anderson (cujo nome se parece com o da obra de Proust como foi traduzida em inglês: Remembrance of Things Past: Swan's Way - para o primeiro volume): "William James, o influente filósofo e psicólogo americano do final do século 19, argumentou que lembrar eventos reativava as regiões cerebrais motoras e sensoriais envolvidas durante o evento original. Como ele estava certo! Danker e Anderson escreveram uma extensa revisão da literatura à procura de como tudo isso ocorre, e a intitularam criativamente de The Ghosts of Brain States Past".

E finaliza enfatizando algumas características do evento: "Algumas questões interessantes sobre a reativação de uma área cerebral: (1) a reativação do sistema visual ocorre no nível multigranular; (2) a reativação é mais forte durante a recuperação de mais informações; (3) há uma redução na reativação quando as informações são lembradas falsamente; (4) a reativação está correlacionada a relatos subjetivos da lembrança (um pouco surpreendente, quando se sabe como nossas lembranças frequentemente são incorretas)".