Harnoncourt é um maestro muito conhecido. A bandeira principal que ele levanta nesse livro de escritos de períodos diversos é a música barroca e sua execução em instrumentos de época, que virou objeto de amor e ódio entre os ouvintes. Quando Harnoncourt iniciou sua 'campanha', na década de 1950, a tecnologia de gravação ainda não estava desenvolvida como está hoje: o som realmente deixava a desejar. Não é o que se ouve hoje em dia, mas a polêmica continua. Diz a editoria:
"Pode gostar dele ou não, chame-o de gênio pioneiro ou de antiquado e afetado. NH merece muito crédito. Não só liderou o movimento dos instrumentos de época em seus primeiros sucessos (tanto artísticos como comerciais), como suas idéias acerca da execução de música barroca e clássica (e porque tocá-la desse modo) teve enorme influência, até mesmo em orquestras sinfônicas convencionais e em seus maestros. Esse livro é uma coleção de ensaios e palestras de Hanoncourt apresentando essas idéias. O título, Baroque Music Today (Música Barroca Hoje) é mais ou menos inadequado: o último ensaio data de 1980, e o segundo ensaio, 'The Interpretation of Historical Music', é na verdade uma descrição (de 1954) da missão da orquestra de instrumentos de época de Harnoncourt, o Concentus Musicus of Vienna. Ao mesmo tempo em que observações ocasionais podem parecer defasadas e algumas questões se repetirem nos capítulos, muito do que Harnoncourt tem a dizer permanece sendo instrutivo e persuasivo".
Baroque Music Today: Music As Speech : Ways to a New Understanding of Music
"Pode gostar dele ou não, chame-o de gênio pioneiro ou de antiquado e afetado. NH merece muito crédito. Não só liderou o movimento dos instrumentos de época em seus primeiros sucessos (tanto artísticos como comerciais), como suas idéias acerca da execução de música barroca e clássica (e porque tocá-la desse modo) teve enorme influência, até mesmo em orquestras sinfônicas convencionais e em seus maestros. Esse livro é uma coleção de ensaios e palestras de Hanoncourt apresentando essas idéias. O título, Baroque Music Today (Música Barroca Hoje) é mais ou menos inadequado: o último ensaio data de 1980, e o segundo ensaio, 'The Interpretation of Historical Music', é na verdade uma descrição (de 1954) da missão da orquestra de instrumentos de época de Harnoncourt, o Concentus Musicus of Vienna. Ao mesmo tempo em que observações ocasionais podem parecer defasadas e algumas questões se repetirem nos capítulos, muito do que Harnoncourt tem a dizer permanece sendo instrutivo e persuasivo".
Baroque Music Today: Music As Speech : Ways to a New Understanding of Music
Nikolaus Harnoncourt
Pages: 210 1995 CHM 12,1 mb
http://depositfiles.com/files/ueu2jfy4a ou
http://www.megaupload.com/?d=UL01YUHH
Pages: 210 1995 CHM 12,1 mb
http://depositfiles.com/files/ueu2jfy4a ou
http://www.megaupload.com/?d=UL01YUHH