quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mente e Vida


Encontrei este livro, que tem tudo para ser sensacional, ainda ontem: não deu para ler nada ainda, nem uma seçãozinha. Percebi que os arquivos dele somam 150 MB porque são uma cópia contínua de scanner, mas na verdade é uma obra normal de 560 páginas. Vou traduzir os comentários da editoria, e bom apetite.

“Como a vida está relacionada à mente? Esta pergunta há muito tempo perturba filósofos e cientistas, e é esse hiato explanatório entre a vida biológica e a consciência que Evan Thompson explora em Mind in Life.

Thompson vale-se de fontes tão diversas quanto biologia molecular, teoria evolutiva, vida artificial, teoria dos sistemas complexos, neurociência, psicologia, Fenomenologia Continental e filosofia analítica para argumentar que a mente e a vida são mais contínuas do que se aceitava previamente, e que as explicações atuais não tratam adequadamente da miríade de facetas da biologia e da fenomenologia da mente. Onde há vida, argumenta Thompson, há mente; a vida e a mente compartilham princípios comuns de auto-organização, e as características auto-organizadoras da mente são uma versão enriquecida das características auto-organizadoras da vida. Ao invés de tentar eliminar a lacuna explicativa, Thompson enumera análises científicas e filosóficas para nos trazer idéias sem precedentes sobre a natureza da vida e da consciência. Esta síntese de fenomenologia e biologia ajuda a tornar Mind in Life uma adição vital e há muito esperada de sua obra fundamental The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience (em coautoria com Eleanor Rosch e Francisco Varela).

Sempre interessante e acessível, Mind in Life é uma pioneira adição aos campos da teoria da mente, das ciências da vida e da fenomenologia”.


Evan Thompson
Mind in Life: Biology, Phenomenology, and the Sciences of Mind