segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ian Glynn - Anatomia do Pensamento


Aconteceu de novo (como tinha acontecido com o livro de Lesley Rogers, Minds of their Own, comentado em 12 de junho de 2009): fui dar uma olhada e quando me dei conta já estava na página 23. Depois de dar a largada meio chocho, engrena o turbo e fica bom demais. Deve ser por isso que o jornal The Observer e a revista Nature elogiam sem reservas (ver abaixo).

“Valendo-se de uma penca enorme de disciplinas – fisiologia, neurologia, psicologia, antropologia, linguística e filosofia – Ian Glynn explica virtualmente todos os aspectos do funcionamento do cérebro, revelando os mistérios da mente. Glynn escreve com excepcional clareza quando se ocupa dos mecanismos das mensagens neurológicas; do funcionamento dos receptores sensórios; dos processs através dos quais o cérebro vê, sente gosto e cheiro; dos locais da linguagem, da memória e das emoções. A amplitude da erudição de Glynn é notável, à medida em que ele vai do processamento paralelo em computadores até a especialização de diferentes regiões do cérebro (ilustradas com fascinantes exemplos dos efeitos bizarros de danos cerebrais localizados). Ele explica os diferentes tipos de memória, refaz o caminho da informação que leva a respostas emocionais e inicia uma discussão sobre linguagem que vai de Noam Chomsky a dialetos havaianos. Nenhum outro volume único apreendeu assim a completa abrangência de nosso conhecimento sobre a consciência e o cérebro. Uma obra de inigualável autoridade e eloquência, esse livro promete ser um novo marco entre as produções científicas. ‘Monumental’, disse o jornal inglês The Observer. ‘A erudição de Glynn é notável... uma jornada intelectual tremendamente agradável’, disse a revista Nature”.

Dito isso, uma outra coisa tem que ser comentada: Ian Glynn, nos agradecimentos iniciais, passa página e meia listando as pessoas que o auxiliaram a lidar com o emaranhado interdisciplinar que o assunto exige, e nos traz uma lição de cooperação entre departamentos de uma instituição e até de cooperação vinda de colegas de outras instituições, coisas raras. Não deixe de dar uma olhada.

Ian Glynn
An Anatomy of Thought: The Origin and Machinery of the Mind
Oxford University Press 2003 464 pages PDF 25 MB
http://www.uploading.com/files/0Z1KTM2H/0195158032.rar.html