sábado, 1 de agosto de 2009

Anne Sofie von Otter


Através do site Music is the Key pode-se fazer o download do CD de von Otter cantando Boldemann, Gefors e Hillborg, três compositores suecos do século 20. Sem muita animação, suspeitando que a coisa seria modernosa demais para meu gosto, resolvi ler a crítica de Stephen Eddins. De acordo com seu texto, as idéias musicadas eram o fino e as idéias letradas eram o máximo: sonetos de Petrarca à sua amada Laura, bordão de glass harmonica (“xilofone de garrafas”), quatro epitáfios (Boldemann) baseados em poemas de Edgar Lee Masters, além da musicalização de sete textos inspirados no romance The Serious Game, de Hjalmar Södenberg (1912).

A crítica de Eddins só falta canonizar o disco, a cantora, os compositores, a orquestra e o regente (Kent Nagano). “As notáveis performances dessas peças extraordinárias”, “são gloriosamente expressivas, emocionalmente arrebatadoras, orquestralmente brilhantes”, “a obra de Hillborg é altamente sofisticada, ele usa a linguagem mais pura e mais visceralmente comunicativa para expressar a dor do poeta (Petrarca)”, “a performance de von Otter é radiante e transcendente”, e assim por diante. Em 450 palavras de seu texto, Eddins carimba uns 300 elogios. Vamos conferir, é claro.

Feito o download e gravado o CD, logo na primeira audição fica constatado que Stephens Eddins foi comedido em sua apreciação. A coisa é excelente mesmo, e só nos resta ficar escutando até o laser furar o disco, a aparelhagem, o chão da casa, a laje e a pedra de granito sobre a qual a casa foi construída.