quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mente, cérebro e comportamento


Publicado em 31 de julho de 2009, Cognitive Biology: Evolutionary and Developmental Perspectives on Mind, Brain, and Behavior é mais uma contribuição de cunho multidisciplinar para compreendermos a interação mente/cérebro/comporta-mento. Isto é, descreve a integração entre diversas disciplinas referentes a abordagens (evolutivas e comportamentais da cognição) das recentes contribuições dessas ciências da vida.

A editoria expande essa visão: “A pesquisa explorou muitas habilidades cognitivas numa grande diversidade de organismos e estágios de desenvolvimento, e os resultados revelaram a natureza e a origem de muitas passagens da vida cognitiva dos organismos. Cada seção de Biologia Cognitiva trata de um domínio central da cognição: a cognição espacial; as relações entre atenção, percepção e aprendizagem; as representações de números e valores econômicos; e a cognição social. Os autores discutem cada tópico da perspectiva da psicologia e da neurociência, da teoria e modelagem do cérebro, da teoria evolutiva, da ecologia, genética e ciência do desenvolvimento”.

Dito dessa maneira fica parecendo que o livro é tão burocrático quanto essa pequena introdução, mas tive oportunidade de dar uma olhada por dentro e parece bem interessante. Pena que não haja tempo para deter-se nele: há uma fileira de livros, discos e assuntos querendo espaço.

Luca Tommasi, Mary A. Peterson, Lynn Nadel
Cognitive Biology: Evolutionary and Developmental Perspectives on Mind, Brain, and Behavior
The MIT Press 2009 384 pages PDF 2,3 MB
http://uploading.com/files/V3ML60PR/0262012936.rar.html