sábado, 15 de agosto de 2009

A inteligibilidade da natureza

“Por toda a história do mundo ocidental, a ciência sempre teve extraordinários prestígio e autoridade. A despeito de diversas evoluções e revoluções, ela mantém sua singularidade como a procura pelo conhecimento que explica como o mundo natural funciona, e oferece uma idéia sobre o significado do universo.

Em The Intelligibility of Nature, Peter Dear examina como a ciência enquanto tal evoluiu e posicionou-se. Sua jornada intelectual começa com uma observação muito importante: que a ambição científica é, e sempre foi, dirigida para duas metas distintas mas frequentemente combinadas – fazer e saber. Os antigos gregos articularam a diferença entre técnica e entendimento e, de acordo com Dear, esta separação sobreviveu para gerar formas a atitudes com relação à ciência desde aquela época”. E por aí vai o texto da editoria. Um pouco melhor é o texto de Adrian Barnett, da conhecida revista New Scientist:

“Assim como a totalidade do conhecimento evolui com o tempo, do mesmo modo ocorre com a maneira como os cientistas vêem o mundo que eles estão explicando. Este intercâmbio entre conhecimento e modelo mental é o assunto do livro de Peter Dear. Ele mostra como explicações mecanicistas em física e química tornam-se cada vez mais frequentes após a revolução industrial, sendo suplantadas apenas pelo niilismo da teoria quântica no torvelinho social que se deu após a Primeira Guerra Mundial. A obra tem muitas idéias sobre como a sociedade, a cultura e a percepção das pessoas se interpenetram com a biologia, a química e a física”.

Peter Dear
The Intelligibility of Nature: How Science Makes Sense of the World

University Of Chicago Press 2008-03-07 254 pages PDF 1 MB
http://depositfiles.com/files/p0hw38dtu