sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Área de Broca

Gregory Hickok e David Poeppel têm um blog: Talking Brains, onde os dois comentam sobre neurociência e lingüística. Hickok é professor de Ciências Cognitivas e diretor do Center for Cognitive Neuroscience na University of California, at Irvine. Poeppel é professor de Lingüística e Biologia na University of Maryland, College Park.

No blog, um comentário de Poeppel: “A Batalha pela Região de Broca, por Yosef Grodzinsky e Andrea Santi, resume quatro posições sobre o papel da área de Broca, e conclui – quem teria pensado nisso? – que a ‘explicação do movimento sintático’ é a melhor explicação dada até hoje. Grodzinsky e Santi distinguem entre quatro posições: um modelo de ‘percepção de ação’ (defendido, por exemplo, por Arbib e Rizzolatti), um modelo de ‘memória de trabalho’ (Caplan), um modelo de ‘complexidade sintática’ (Goodlass, Friederici), e um modelo do ‘movimento sintático’ (defendido pelos autores). Acho que se pode implicar com as atribuições, mas em geral esta é uma caracterização mais ou menos justa das diversas posições. As duas primeiras são da variedade ‘geral’; as duas últimas são específicas da linguagem. Os autores examinam essas posições à luz de dados da correlação déficit-lesão e de evidências de neuroimagem, basicamente de fMRI. Eles argumentam, bem razoavelmente, que uma única explicação modelar provavelmente ficaria subespecificada. Dito isso, eles concluem que as evidências recentes são mais consistentes com um modelo de ‘movimento sintático’ da área de Broca”.

O artigo de Grodzinsky e Santi: Y GRODZINSKY, A SANTI (2008). The battle for Broca’s region. Trends in Cognitive Sciences DOI: 10.1016/j.tics.2008.09.001. O blog de Hickok e Poeppel: http://talkingbrains.blogspot.com/. Não deixe de explorar os textos dessa dupla (o blog teve início em maio/2007).