Em seu livro Beginning to Read, MJA “reconcilia o debate que tem dividido os teóricos durante décadas sobre a maneira ‘certa’ de ajudar as crianças a aprender a ler. Valendo-se de uma cadeia produtiva de pesquisas sobre a natureza e o desenvolvimento da proficiência em leitura, Adams mostra aos educadores que eles não precisam ficar presos ao dilema phonics versus ensinar-para-o-significado. Ela propõe que a phonics pode funcionar juntamente com a abordagem da whole-language para ensinar a ler, e fornece um tratamento integrado do conhecimento e do processo envolvidos na leitura capacitada, das questões que cercam sua aquisição e das implicações para a pedagogia da leitura” (texto da contracapa do livro). No posfácio, Dorothy Strickland (Professor no Teachers College, Columbia University, e Bernice Cullinan, Professor Emeritus da New York University, dizem: “Resumindo, Marilyn Jager Adams ocupou-se com um corpo surpeendentemente grande de dados de pesquisas, descreveu-o com estilo e graça, e destilou ativamente a essência dos textos”.
Trago para vocês a tradução que fiz do capítulo 15 do livro, The Proper Place of Phonics. Está em http://docs.google.com/Doc?id=df3wz635_25jx7j23cp